A cidade de São Paulo registrou 7.898.329 milhões de multas de trânsito entre janeiro e outubro deste ano, segundo balanço da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) divulgado no dia 30 de novembro. Ao longo de todo o ano passado, foram aplicadas 6.974.682 multas de trânsito na capital.
Segundo a análise, o excesso de velocidade é a principal infração registrada neste ano. Foram 2.783.794 multas até outubro, ante 1.950.111 multas de velocidade nos 12 meses do ano passado. Em 2010, a maior parte das multas aplicada correspondia ao desrespeito ao rodízio, com 2.083.984 casos.
O monitoramento e a fiscalização em São Paulo são realizados por 2.400 agentes de trânsito nos principais corredores de tráfego. A fiscalização também é realizada por 576 radares que estão aptos a fiscalizar rodízio, excesso de velocidade, avanço de semáforo, invasão à faixa exclusiva de ônibus, Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC), Zona de Máxima Restrição a Fretados (ZMRF), parada sobre a faixa de pedestres e também será feita a fiscalização de motos nas entre faixas. Do total de multas aplicadas neste ano, 73% foram registradas por radares.
Todo o valor arrecadado com multas deve ser destinado ao Fundo Municipal de Desenvolvimento do Trânsito (FMDT). Os recursos são investidos em sinalização, treinamento dos agentes, programas de educação no trânsito, renovação da frota da CET, monitoramento e operação do trânsito, manutenção de semáforos, serviços e projetos de engenharia de tráfego, entre outros.
Fonte: O Estado de S.Paulo