A Comissão Especial de Estudos (CEE) do Tráfego, aberta na Câmara Municipal de Campinas, fez uma rodada de discussões no Plenário sobre a resolução da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) que restringe a circulação de caminhões na região central da cidade. A comissão vai ouvir representantes da Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo) e das empresas concessionárias de rodovias que cortam o município.
A resolução está funcionando em caráter experimental até o fim deste mês e deve passar a valer a partir de 1º de novembro. Caminhões acima de 14 metros de comprimento estão proibidos de trafegar de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábado, das 6h às 14h, no polígono formado pelas Rodovias D. Pedro I (SP-65), Anhanguera (SP-330), Bandeirantes (SP-348) e Santos Dumont (SP-75), além da alça da Alberto Panzan e pelo Anel Viário Magalhães Teixeira.
Já no Plenarinho da Câmara, às 14h30 a CEE da Educação ouve a diretora do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Campinas (STMC), Rosana Medina. A comissão pretende apurar quais são os principais problemas e fragilidades que as escolas municipais de ensino fundamental enfrentam.
Os trabalhos da CEE estão sendo conduzidos pelos vereadores Thiago Ferrari (PTB), e tem como integrantes Dário Saadi (PMDB) e Vicente de Carvalho (PV).
Novas comissões
Na sessão de segunda-feira (24), os vereadores aprovaram a instalação de outras duas Comissões Especiais de Estudo. O Legislativo de Campinas tem em funcionamento, atualmente, quatro comissões.
Uma delas pretende analisar as condições de manutenção de equipamentos públicos e segurança na região central da cidade. A comissão será presidida pelo vereador Antonio Francisco dos Santos, O Politizador (PMN) tendo como integrantes os vereadores Artur Orsi (PSDB) e Vicente Carvalho (PV).
Outra comissão vai analisar e propor adequações ao orçamento 2012 apresentado pelo Executivo. A CEE tem o vereador Arly de Lara Romêo (PSB) como presidente e conta com a participação dos vereadores Campos Filho (DEM), Luiz Henrique Cirilo (PSDB), Zé do Gelo (PV) e O Politizador (PMN).
Fonte: EP Campinas