O Secretário de Logística e Transportes do governo de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho, afirmou que a construção do Ferroanel Norte, na área metropolitana de São Paulo, se juntará a outros projetos tocados em parceria entre os governos estadual e federal que vão causar uma "revolução" nos transportes do Estado.
"[Com as obras] o custo do Estado de São Paulo cai muito, fora o ganho ambiental. Isso vai gerar uma grande revolução nos transportes", afirmou Saulo, lembrando também da retirada de caminhões que trafegam nas estradas.
A construção do Ferroanel Norte foi acordada entre governo federal e governo estadual e deve ser anunciada nas próximas semanas, conforme informou reportagem.
A intenção é entregar a obra pronta até 2014. Parte da linha vai correr em paralelo ao percurso do Rodoanel Norte. O custo estimado para a linha de 60 km exclusiva para cargas entre Itaquaquecetuba e Jundiaí é de R$ 1,2 bilhão.
O Ferroanel busca agilizar e reduzir as despesas do transporte de mercadorias. Tende ainda a retirar caminhões de estradas e centros urbanos, pois parte das cargas deve migrar para o sistema ferroviário.
Segundo o secretário e Logística e Transportes, o governador Geraldo Alckmin determinou colaboração total do governo estadual com o federal pela obra do Ferroanel ser "de interesse estratégico para o governo do Estado de São Paulo".
O secretário informou que o Rodoanel Norte terá o edital lançado muito em breve. A obra de R$ 6,1 bilhões será feita com recursos federal (R$ 1,7 bilhão), estadual (R$ 2,4 bilhões) e empréstimo internacional (R$ 2 bilhões). Dos outros três trechos do Rodoanel, dois já estão prontos e o outro está em construção.
De acordo com o secretário, os estudos já feitos para o Rodoanel Norte vão fazer cair os custos do Ferroanel e abrem a possibilidade da obra ferroviária ficar pronta em 2014. Ele disse que, apesar de ser uma obra federal, não vê dificuldades financeiras na construção do Ferroanel, orçado em R$ 1,2 bilhão.
Saulo lembrou que a obra do Ferroanel tornou-se essencial porque em 2015, com a chegada de 100 trens novos para a CPTM, ficará praticamente inviável a passagens de trens de carga na área central da capital paulista, já que os intervalos dos trens de passageiros deverá ficar em três minutos.
Além do Rodoanel e do Ferroanel, o governo fará um investimento de R$ 1 bilhão na Hidrovia Tietê-Paraná para levá-la até Piracicaba para que ele possa se ligar à linha férrea da ALL Logística na região.
Em outra região do Estado, a rodovia Tamoios será duplicada para melhorar os acessos aos portos de Santos e São Sebastião. Pelos cálculos do Estado, com a construção do Ferroanel e a duplicação da Tamoios, os custos de frete poderão ser metade do valor que custaria levar cargas aos portos do Rio de Janeiro.
Fonte: Agência Jornal Floripa