A CET vai reduzir o limite de velocidade de 70 km/h para 60 km/h nas avenidas Escola Politécnica e Lineu de Paula Machado, na zona oeste.
A medida passa a valer na segunda-feira. Os motoristas que desrespeitarem a determinação já serão multados pelos marronzinhos e radares da CET.
Até o final do ano, a CET vai fixar em 60 km/h o limite de velocidade em todas as vias da cidade. As únicas exceções serão as marginais Tietê e Pinheiros, avenida 23 de Maio e o trecho rodoviário da Jacu-Pêssego, no extremo leste.
Desde o início do ano, a CET já estabeleceu a velocidade de 60 km/h como limite máximo em mais de 40 avenidas e ruas. Até a avenida dos Bandeirantes terá o limite reduzido.
Apesar das críticas de muitos motoristas, a redução na velocidade pode diminuir em até 20% o número de acidentes de trânsito, segundo a CET. No ano passado, 1.357 pessoas morreram – quase metade (630) são pedestres. Em segundo lugar aparecem os motociclistas, com 478 mortes.
Para o diretor da Abramet (Associação Brasileira da Medicina de Trânsito), Dirceu Rodrigues Alves, a redução do limite máximo de 70 km/h para 60 km/h pode reduzir em até 40% o risco de morte em caso de acidente. Segundo ele, a alta velocidade é a principal causadora das ocorrências mais graves. “A alta velocidade é a maior causa de acidentes. Depois, vem o uso de álcool e o cansaço.”
Fonte: Band