O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão delegado do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), fiscalizou entre janeiro e julho deste ano 12 mil veículos para identificar irregularidades no cronotacógrafo. Os especialistas autuaram 17% (2.096) da frota analisada por problemas na verificação e certificação do instrumento.
Os veículos escolares, em comparação com as outras categorias, apresentaram no período o maior índice de problemas com 30% das autuações. Em seguida, com 20% das autuações, estão os caminhões de cargas em geral; na terceira posição ficaram os ônibus com 14% e, por último, os veículos de transporte de produtos perigosos, com 3% das autuações por irregularidades. Em 2013, o IPEM-SP fiscalizou em todo o Estado 10.462 veículos e autuou 17% dos condutores.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 kg e os veículos de passageiros com mais de 10 lugares são obrigados a possuir o instrumento.
O cronotacógrafo consiste em um aparelho que registra informações do percurso de caminhões, ônibus e vans escolares. Por meio dele, é possível verificar a velocidade desenvolvida pelo veículo, a distância percorrida e o tempo de direção sem paradas. O equipamento contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias.
Para conseguir o certificado de verificação, o dono do veículo deve passar por duas etapas: lacrar o equipamento em uma oficina autorizada pelo fabricante e habilitada pelo INMETRO e passar por posto de ensaio autorizado para conferir se o aparelho está adequado à legislação.