quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Tocantins será ponto estratégico de distribuição com inauguração do Terminal de Cargas no Aeroporto de Palmas




Com investimento de R$ 3,5 milhões, está em fase final de construção o Terminal de Logística de Cargas (Teca) do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas. A obra, de responsabilidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), é resultado de uma solicitação do governador Siqueira Campos, em setembro de 2011.

Conforme Marcos Jair, secretário executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a nova estrutura vai permitir um impulso nas atividades de recebimento e envio de volumes, uma vez que atualmente as cargas movimentadas em Palmas são transportadas pelas empresas aéreas, que utilizam parte do porão dos voos comerciais.

Para o secretário executivo, com o Teca a movimentação poderá se expandir ao permitir, por exemplo, a operação de aeronaves cargueiras nos processos logísticos do terminal, que tornará o Tocantins num ponto estratégico para a distribuição de produtos ao Centro-Norte e o Nordeste brasileiros.

“O custo desse transporte para as empresas vai ser menor e mais rápido, o que vai aumentar a comercialização de mercadorias. O governo vinha buscando há muito tempo essa possibilidade, atende a uma demanda dos empresários, como do e-commerce”, destacou.

Sobre o terminal

O projeto do complexo logístico de cargas de Palmas contempla a construção de uma área de armazenamento de 500 m², que permitirá ampliações e expansões da área de acordo com a demanda. O armazém do complexo também contará com sala de atendimento ao cliente, alojamentos para funcionários e espaços administrativos, além de um estacionamento de caminhões com seis vagas e três docas para o embarque e desembarque de cargas.

O terminal de cargas operará inicialmente com a movimentação de carga nacional, com possibilidade de expandir as operações para importação e exportação caso o local seja liberado pela Receita Federal. "Há estudos do governo do Estado em fomentar a cadeia de comércio exterior, o que exigirá o alfandegamento", explicou o superintendente do Aeroporto de Palmas, Afrânio Mar. A previsão é de que o Terminal seja concluído até o fim deste mês. (ATN).

Fonte: Conexão Tocantins