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segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014
Rodoanel: Trecho Leste está 75% concluído
O Trecho Leste do Rodoanel, rodovia que liga o Trecho Sul, em Mauá, ao Sistema Ayrton Senna-Dutra, entra em sua reta final de construção. O Diário realizou sobrevoo exclusivo com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que contou que a obra, de 44 quilômetros, está 75% concluída.
A primeira parte da estrada, entre Mauá e a Rodovia Ayrton Senna – trecho de 37 quilômetros –, será entregue entre o fim de abril e início de maio. Os sete quilômetros restantes, ligando à Rodovia Dutra, ficarão para o fim de junho. “Do ponto de vista logístico, é uma das obras mais importantes do País. E quando o Rodoanel estiver totalmente concluído (o Trecho Norte está em obras e deve ser entregue em dois anos), serão quase 180 quilômetros interligando o maior aeroporto do Brasil, que é Cumbica, com o maior porto da América Latina, de Santos. Com isso, o Grande ABC passa a ter um ganho enorme e certamente atrairá mais empresas”, disse Alckmin, durante o voo de cerca de 30 minutos. Do total da obra, 21 quilômetros já estão prontos, em fase de acabamento. A estrada está sendo construída em concreto, para maior durabilidade.
A asa Leste está sob responsabilidade da SPMar, concessionária já responsável pela Sul, ao custo de R$ 3,8 bilhões. Ao todo, a intervenção conta com 50 obras de arte (intervenções arquitetônicas), sendo 45 no trecho inicial, quatro entre a Ayrton Senna e a Dutra, além do Túnel Santa Luzia, em Ribeirão Pires. Uma das ações mais complexas foi a construção de passagem sob a linha férrea da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na altura da Avenida Humberto de Campos, em Ribeirão Pires. A tecnologia inédita, chamada de enfilagem, garante a construção sem necessidade de interromper a circulação de trens na Linha 10-Turquesa, que corta o Grande ABC. Em outro trecho, a autoestrada passa por cima da linha férrea. Na área, também havia dutos de gás, regiões de mangues, bancos de areia e vegetação. “São intervenções trabalhosas, que demandaram um tempo um pouco maior do esperado.
Para uma estrada de 44 quilômetros, a avaliação é de que o prazo ficou bem próximo do que se imaginava inicialmente, que seria em março”, avaliou Theodoro Pupo, diretor de investimentos da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), responsável pela fiscalização da obra.
No trecho final, no entroncamento com a Avenida Papa João XXIII, percebe-se do alto que a ligação já está concluída, restando apenas detalhes de sinalização.
A obra total conta no momento com 5.200 operários. O Trecho Leste do Rodoanel integrará os municípios de Mauá, Ribeirão Pires, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá.
Alckmin afirmou, durante o sobrevoo, que a alça de acesso no Trecho Leste será construída no Km 104 da rodovia, na altura de Suzano. No Km 110, haverá outra ligação, mas apenas para entrada ao Rodoanel. Ribeirão Pires chegou a pleitear a alça e trabalhava com a expectativa de garantir o acesso. O que pesou, na avaliação do governador, foi garantir o acesso dos motoristas aos dois municípios. “A ideia foi assegurar a fluidez do tráfego nessas cidades”. A saída será na Estrada dos Fernandes, que liga Ribeirão a Suzano, evitando, assim, aumento de tráfego nas vias centrais das cidades. A alça deve ficar pronta até junho, junto com a última etapa, no acesso à Dutra, já que não estava prevista no traçado original. O outro acesso, apenas de entrada, será na SP-066.
Já há definição do valor do pedágio, que será de R$ 1,80, menor que o do Sul, que hoje custa R$ 2,60. No Oeste, o valor é de R$ 1,50. As praças de cobrança também estão em obras, mas dificilmente estarão em funcionamento logo após a entrega da estrada. Para isso, é necessário liberação da Artesp, que fará vistoria em toda a estrada. Só depois é que será permitida a cobrança.
Fonte: Diário do Grande ABC