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sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
Preço máximo de pedágio na MT-251 pode ser R$ 7,50
O preço máximo de pedágio que a Rodovia Emanuel Pinheiro, a MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte da Capital) poderá custar é de R$ 7,50, em cada praça.
O valor foi informado pelo secretário de Estado de Transporte e Infraestrutura, Cinésio de Oliveira.
“Esse valor é pré-estipulado e consta no estudo de viabilidade. No trecho de Chapada, ele pode vir a custar esses R$ 7,50. Evidentemente, isso irá para a licitação e a empresa que der menos será a vencedora”, afirmou.
No total, os trechos Cuiabá-Chapada e Chapada-Campo Verde (131 km ao Sul da Capital) devem ter quatro praças de pedágio, sendo duas em cada trecho, nos quilômetros 6,26, 51 e 59.
As praças foram informadas à população durante duas audiências públicas, uma realizada no dia 6 na a Capital e outra que ocorreu no dia 7 em Chapada, para apresentar o estudo de viabilidade técnica, econômica, financeira e social da implementação do pedágio.
A terceira audiência pública foi realizada na quarta-feira (8), em Campo Verde.
O secretário afirmou que a “sensação”, durante os encontros com a população, foi de que a concessão da rodovia será bem-vinda.
“O primeiro sentimento, durante as audiências públicas, é de que a maioria é sim favorável ao pedágio, porque traz uma expectativa de melhorias. Evidentemente, o ponto mais questionado é o valor que os trechos custarão”, disse.
Melhorias
De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte e Infraestrutura, os estudos para a instalação do pedágio preveem uma série de melhorais na Rodovia Emanuel Pinheiro.
Dentre as quais está à duplicação de MT-251 até a cidade de Chapada dos Guimarães.
As praças de pedágios serão instaladas em um trecho de 148 km da rodovia.
Segundo o secretário, ainda não há de maneira definitiva quanto o Estado deverá investir na rodovia para concedê-la.
“Há duas possibilidades. Uma é a de que a MT-251 seja multivia e, neste caso, o investimento previsto seria de R$ 70 milhões. Outra é que a rodovia seja duplicada, o que teria um custo de R$ 180 milhões. Do ponto de vista de economia e até mesmo ambiental, a tendência é de que a rodovia seja multivia”, disse.
Outras obras de infraestruturas, como correção geométrica do Portão do Inferno, implantação de passarelas, retorno e trevos, também estão previstos pelas empresas privadas que assumirão a concessão da MT 251.
O estudo ainda precisa ser aprovado para ser iniciado o processo licitatório para a concessão da rodovia.
O secretário prevê que, após a finalização das audiências públicas e, em seguida o encaminhamento do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) ao Ibama, o Governo do Estado possa lançar a licitação dos primeiros trechos da MT-251 ainda no primeiro semestre deste ano.
Fonte: CenárioMT.com.br