Os preços do etanol hidratado, que abastece diretamente os veículos, tiveram forte alta na última semana nas usinas em São Paulo, puxados por um consumo maior nos postos de combustíveis. O indicador semanal Cepea/Esalq para o biocombustível fechou em alta de 2%, a R$ 1,2574 o litro.
De acordo com Miriam Bacchi, pesquisadora do Cepea, o que ocorreu é que o preço do etanol na bomba de combustível em São Paulo recuou nas últimas semanas, tornando-o novamente competitivo em relação à gasolina. "Com isso, o número de negócios entre distribuidoras e usinas aumentou muito e os preços tiveram essa forte reação", diz. Além disso, afirma ela, há a própria desaceleração da safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul, que vem reduzindo a oferta do produto na indústria.
Em relatório divulgado na última quarta-feira, a União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica) informou que 46 unidades produtoras já haviam encerrado a safra. Na primeira quinzena de outubro, a produção do etanol hidratado, segundo a Unica, foi 21% menor do que em igual quinzena de 2010.
Com a migração do consumo de gasolina para o hidratado nessa última semana, os preços do anidro (que é misturado à gasolina) ficaram praticamente estáveis. O indicador Cepea/Esalq para o produto teve leve baixa de 0,23%, a R$ 1,3790 o litro.
Fonte: Valor Econômico