quinta-feira, 1 de agosto de 2013

CET de Santos troca radares e transfere alguns equipamentos de lugar


Os radares instalados em Santos já começaram a ser trocados. O total de equipamentos não será alterado, mas dos 19 pontos de fiscalização eletrônica, três serão transferidos de lugar. O serviço ainda não tem data para ser concluído.

Segundo o presidente da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) de Santos, Antônio Carlos Silva Gonçalves, eles serão retirados de vias que passam por obras e inseridos em pontos que apresentam importantes índices de acidentes.

No entanto, Gonçalves ressalta que um equipamento deverá ser instalado novamente na esquina da Rua João Pessoa com a Avenida Senador Feijó, assim que os serviços de reurbanização no trecho terminarem. O objetivo é coibir infrações de caminhoneiros que trafegam no trecho.

A velocidade máxima permitida nos pontos de fiscalização continua sendo de 50 km/h, com exceção das lombadas eletrônicas nas Avenidas Conselheiro Nébias e Epitácio Pessoa e na Avenida Perimetral, onde o limite é de 40km/h.

Dedo-duro

Ele aponta ainda que todos os equipamentos da empresa Splice Indústria, Comércio e Serviços – que ganhou a licitação de dois anos pelo valor de R$2.783.895,38 – contam com o sistema de Leitor Automático de Placas (LAP).

Esse programa é capaz de detectar os veículos que circulam em horários e locais não permitidos, além de identificar aqueles que estão com os documentos vencidos.

O presidente da CET-Santos afirma ainda que os condutores não serão multados por esses motivos, mas sim por infrações como excesso de velocidade e passar no sinal vermelho.

Ele explica como a nova tecnologia pode ser usada. “Se tiver uma blitz da Polícia Militar para analisar a documentação dos veículos, eles não vão precisar mais que escolher aleatoriamente os automóveis, pois já serão informados pelo sistema aqueles que estão licenciados ou não”.

E o presidente da CET acrescenta: “Esse equipamento nos permite pegar todas essas informações, mas não quer dizer que faremos isso a todo momento. Ele serve como uma ferramenta estratégica para analisar o trânsito e saber quanto tempo um carro demorou para ir do ponto A ao B”.

Fonte.: A Tribuna


ATR Brasil tenta derrubar pedágio em eixo suspenso


A ATR Brasil – entidade que representa transportadores rodoviários de grãos com sede em Ribeirão Preto – entrou com mandado de segurança contra a cobrança de pedágio por eixos suspensos determinada pelo governo de São Paulo. A medida começou a valer na última segunda-feira (29) e tem como objetivo ajudar a segurar o preço da tarifa para os demais usuários.
Segundo o executivo da entidade, Mateus da Silva Paula, o governo está trocando o reajuste linear de 6% que faria nas tarifas – e que foi cancelado devido aos protestos populares ocorridos em julho – por uma penalização do transportador. A ATR aguarda a qualquer momento o resultado do julgamento da liminar.

Ele lembra que, pela lei do pedágio, quem arca com este custo é o embarcador. “Mas isso quando o caminhão vai carregado. Na volta, quando está vazio, quem paga é a transportadora”, afirma. Paula diz que a medida é muito prejudicial para os associados e que seria melhor para eles o aumento linear de 6%.

Segundo dados da NTC&Logística, a cobrança em todos os eixos terá impacto de 12,5% a 33,3% sobre o custo do pedágio, para os veículos dotados de suspensores de eixos que trafegam nas rodovias concedidas paulistas. Esta estimativa parte dos pressupostos de que os eixos são suspensos apenas na viagem de volta, quando o veículo, geralmente, está vazio; e de que os pedágios de ida são iguais aos pedágios de volta, o que ocorre na maioria das praças de São Paulo.

O percentual de aumento varia com a configuração do veículo ou da combinação de veículos e com o número de eixos que podem ser suspensos.

A situação mais crítica é para a Vanderléia de 6 eixos com três suspensos (33,3%). O caminhão trucado, que pode suspender apenas um eixo, apresenta percentual intermediário (20%). Cavalo 4×2 tracionando carreta de dois eixos (14,3%) e bitrem de sete eixos 6×2 (27,3%) e 6×4 (16,7%) apresentam aumentos intermediários. A situação mais favorável ocorre para o bitrem de 9 eixos (12,5%).

Nos percursos onde os pedágios de ida são menores do que os de volta, os percentuais de aumento podem resultar superiores aos calculado. Inversamente, nos percursos onde os pedágios de volta são maiores do que o de ida, os percentuais podem resultar menores do que os calculados.

Teoricamente, o eixo suspenso com caminhão vazio não causa maior impacto sobre o pavimento. Mas as concessionárias alegam que os caminhoneiros fraudam o sistema suspendendo o eixo – mesmo com o veículo carregado – só para passar na praça de pedágio.

Fonte.: Revista Carga Pesada


quarta-feira, 31 de julho de 2013

Alta no valor dos combustíveis valerá a partir do dia 01º agosto


O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou, na quarta-feira (24), no Diário Oficial da União (DOU), o preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) de vários combustíveis em diversos estados. Em apenas oito dos 25 entes federativos, os valores foram alterados. Os novos preços serão adotados a partir de 1º de agosto

Em relação à gasolina, o estado que cobra mais caro pelo litro do combustível é o Acre, R$ 3,26. Em seguida, Rondônia, (R$ 3,05), Tocantins, R$ (3,03) e Amazonas (R$ 3,02). O litro mais barato é o praticado na Paraíba, R$ 2,80. Não foram divulgados os preços da Bahia e do Rio Grande do Sul.

O Acre é também o estado que cobra o litro de diesel mais caro no país, R$ 2,72. Depois, está o Mato Grosso (R$ 2,57), Roraima (R$ 2,56) e Rondônia (R$ 2,51). Nesse caso, o Mato Grosso do Sul é quem pratica o menor preço, R$ 2,20. Assim como em relação à gasolina, tampouco foram divulgados os preços do diesel da Bahia e do Rio Grande do Sul.

Mais uma vez, o Acre lidera o preço mais caro. O valor do litro do álcool etílico hidratado carburante (AEHC), o etanol, chega a R$ 2,63 no estado. Em ordem decrescente, estão Roraima (R$ 2,55), Espírito Santo (R$ 2,54) e Amapá (R$ 2,50). Mato Grosso tem o menor valor, R$ 1,96.

Além desses combustíveis, a tabela do Confaz traz os preços de referência para gás liquefeito de petróleo (GLP), querosene de aviação (QAV), gás natural veicular ( GNV), gás natural industrial (GNI) e óleo combustível.

Fonte.: Na Boleia


Trecho da Rodovia do Café começa a ser duplicado em agosto, diz governo


Trecho da BR-376 no Paraná, entre Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, e Apucarana, no norte do estado, deve começar a ser duplicado em agosto, segundo informações da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado. A estrada, também conhecida como Rodovia do Café, é a principal ligação entre o norte do estado e a capital paranaense. A previsão do governo é de que todo o trecho de 236 km esteja pronto até 2019.

As obras deveriam ter iniciado em junho, conforme anunciado pelo governador Beto Richa(PSDB) em março, quando oficializou a duplicação. De acordo com a secretaria, não foi possível começar dentro do prazo estipulado de 90 dias devido a problemas nos projetos da Concessionária Rodonorte. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) verificou equívocos na elaboração e pediu uma revisão por parte da empresa.

A Rodonorte alega que ainda não recebeu notificações por parte do governo com pedido de ajustes ou alterações. Apesar de não saber o que precisa ser modificado, a empresa afirma que é natural acontecerem mudanças ao longo dos projetos. Assim que for comunicada, os profissionais responsáveis devem fazer as alterações e colocar o projeto novamente para apreciação.

Duplicação

O trabalho tem um prazo de sete anos para ser encerrado. Ainda em agosto, as novas pistas devem começar a ser construídas simultaneamente nos trechos entre Apucarana e Califórnia, no norte, e do Trevo do Caetano até Ipiranga, na região dos Campos Gerais.

Até 2019, o investimento total da duplicação será de R$ 1 bilhão. De acordo com a concessionária, o valor estimado provém de recursos do pedágio, que pode ser alterado ao longo da construção, conforme a necessidade.

Rodovia do Café

A BR-376 foi construída em 1965. Na época, a rodovia serviu como importante ligação entre o norte do estado e o Porto de Paranaguá para fazer o transporte do café, a principal produção do estado.

Fonte.: G1


SP-270 ganha equipamento para contar tempo de viagem


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) instalou, na última semana, seis equipamentos que devem ajudar na contagem dos veículos que trafegam pela rodovia Raposo Tavares (SP-270), no trecho entre os municípios de São Paulo e Cotia.

A colocação dos equipamentos deixou os motoristas que transitam pela rodovia preocupados com a possibilidade de que as câmeras fossem radares de velocidade.

Ao Terra, no entanto, o DER esclareceu que os equipamentos instalados não visam fiscalizar os motoristas, mas sim auxiliar a fazer uma estimativa do tempo gasto pelos veículos para percorrer a rodovia, estabelecendo o "tempo de viagem".

Os equipamentos foram instalados entre os quilômetros 9,8 e 34, em ambos os sentidos da via. A previsão é que os aparelhos estejam em operação somente no final de agosto.

Fonte.: Terra