quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Interdições são interrompidas na Rodovia dos Tamoios


Nesta temporada de festas de final de ano e férias, a DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A faz recomendações para uma viagem segura aos usuários da Rodovia dos Tamoios (SP-099), cujo trecho de Planalto passa por obras de duplicação, do km 11,5 ao 60,48, entre São José dos Campos e Paraibuna.

A Operação Verão 2013 na Rodovia dos Tamoios será realizada entre os dias 20 de dezembro de 2012 e 24 de fevereiro de 2013, e compreenderá os feriados de Natal, Ano Novo, Aniversário da cidade de São Paulo e Carnaval.

Fique atento

- Em função das obras, a velocidade média no trecho Planalto está reduzida e sua capacidade de tráfego está abaixo do normal;
 
- Motoristas em direção ao Litoral Norte têm como alternativa as rodovias Mogi-Bertioga (SP-098), Oswaldo Cruz (SP-124) e Rio Santos (SP-055);
 
- Aqueles que optarem pela Rodovia dos Tamoios devem trafegar com atenção redobrada no trecho Planalto, em função dos desvios e afunilamentos da obra;
 
- A expectativa é de que aproximadamente 1,8 milhão de veículos passem pela Rodovia dos Tamoios durante a temporada de verão.

Fonte.: Diário do Litoral


Operação de fim de ano em rodovias usará a nova lei seca


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou na quarta-feira (19) que a megaoperação de fim de ano, com a participação de quatro ministérios e mais de 100 mil homens das Polícias Rodoviária Federal e militares dos Estados, além de agentes dos Detrans e guardas municipais, aplicará com rigor a nova lei seca. A nova legislação criminaliza quem se recusa a fazer o teste do bafômetro, duplica o valor da multa e introduz vários meios de prova contra quem dirige embriagado. O ministro disse que a lei será sancionada na íntegra pela presidente Dilma Rousseff.

Segundo o ministro, a nova lei, aprovada na noite da terça-feira (17) pelo Senado, será adotada como forte instrumento para combater a impunidade de criminosos que dirigem alcoolizados e reduzir a violência nas férias de fim de ano, quando explode o número de acidentes. "A nova lei muda completamente a lógica da impunidade no trânsito. Agora qualquer meio de prova é válido para demonstrar o delito e tirar de circulação quem dirige sob efeito de álcool", comemorou o ministro.

A nova lei substitui o teste do bafômetro - ignorado por motoristas bêbados com base em dispositivo constitucional que os dispensa de produzir provas contra si - por outros meios probatórios, como exame clínico, perícia, vídeo ou testemunhas. O valor da multa dobra para R$ 1.915,40 e em caso de reincidência passa para R$ 3.830,80. "Acabou o grande entrave à aplicação da lei, em que a pessoa que não soprava o bafômetro, não era punida", observou o ministro.

Cardozo informou que o novo texto será sancionado na íntegra pela presidente Dilma Rousseff até o Natal, de modo a entrar em vigor rapidamente e dar respaldo a milhares de policiais e agentes que atuam na Operação Rodovida, desencadeada desde o último dia 15 nos 70 mil quilômetros de rodovias federais. A operação se estenderá por todo o período de férias de fim de ano até 13 de fevereiro.

O foco central da operação, que terá ações integradas da Polícia Rodoviária Federal com as polícias estaduais e agências de trânsito, será o combate a três vilões das estradas: álcool ao volante, excesso de velocidade e ultrapassagens em locais proibidos. "Estamos nas estradas de todo o País com uma operação forte, envolvendo quatro ministérios, para conter o quadro dramático da violência no trânsito, que ceifa vidas, destrói famílias e traz danos sérios à saúde pública", enfatizou.


Fonte: Cruzeiro do Sul

Polos de Pedágio do RS concedidos pelo estado terão reajuste de 4,7%


Sete polos de pedágio do Rio Grande do Sul concedidos pelo estado devem sofrer reajuste de 4,7% a partir de 1% de janeiro de 2013. O valor foi definido pelo Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) em reunião na manhã de quarta-feira (19). 

Caberá a cada polo definir a data de subida dos preços. Estão autorizados os reajustes nos polos rodoviários de Santa Cruz do Sul, Carazinho, Vacaria, Metropolitano, Caxias do Sul, Lajeado e Gramado.

Os polos rodoviários de Santa Cruz do Sul, Carazinho, Vacaria, Metropolitano e Caxias do Sul terão tarifa mínima de R$ 7. O Polo Rodoviário de Lajeado cobrará o mesmo valor, com exceção da Praça de Marques de Souza, que terá tarifa mínima de R$ 14. A tarifa no polo rodoviário de Gramado será de R$ 7,90.

Segundo o Conselho da Agergs, o aumento visa o equilíbrio econômico financeiro dos contratos, através da proteção contra a variação inflacionária do período de um ano. O reajuste é o último previsto nos contratos, que se encerram durante o ano de 2013. A tabela completa de valores e o mapa das Praças que podem sofrer reajuste estão no site da Agergs.

Fonte.: G1

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Novas medidas para circulação de caminhões na BR-040 devem entrar em vigor em janeiro


Uma audiência pública realizada na segunda-feira (17), no Centro Cultural da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, em Petrópolis, discutiu a implantação de horários específicos para o fluxo de caminhões pesados na BR-040. As sugestões ainda serão consolidadas e devem ser apresentadas até do próximo dia 21. 

Segundo o secretario estadual de Transportes, Júlio Lopes, as novas medidas devem entrar em vigor em janeiro de 2013. Em novembro, a Secretaria estadual de Transportes elaborou uma portaria para restringir a circulação de veículos de carga, com dois ou mais eixos, às sextas-feiras e vésperas de feriados, das 16h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Além da proposta inicial, diversas outras sugestões foram apresentadas durante a audiência, que contou com a presença de representantes da Agência Nacional ANTT, Concer, Polícia Rodoviária Federal, além do secretário. Segundo Júlio Lopes, apesar do consenso sobre a necessidade imediata do compartilhamento de pistas, a grande unanimidade da audiência foi o pedido da sociedade pela duplicação da BR-040, que deverá ser realizada posteriormente.

A construção da nova subida encurtará em cinco quilômetros a ida até Petrópolis. A obra inclui a duplicação da atual pista de descida desde Xerém e a construção de um túnel de cinco quilômetros a partir do Belvedere, que devem começar a ser feitas em janeiro de 2013. O projeto prevê que a atual subida, aberta em 1928, seja transformada numa estrada-parque, voltada para turismo ecológico, educação ambiental e lazer.

Fonte.: O Globo


Valores dos pedágios aumentam a partir de 1º de janeiro, no ES



A partir de 1º de janeiro de 2013 começam a valer os novos valores dos pedágios da Terceira Ponte e da Rodovia ES-060, conhecida como Rodovia do Sol, que liga os municípios de Vila Velha e Guarapari, na Grande Vitória. O aumento dos preços foi divulgado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi) no Diário Oficial de segunda-feira (17). Confira a tabela completa dos valores.

Na Terceira Ponte, o aumento será de R$ 0,10 para os automóveis de passeio, caminhonete e furgão, passado de R$ 1,80 para R$ 1,90. O valor para as motocicletas será de R$ 0,95.

Já na Rodovia do Sol, os motoristas dos automóveis de passeio que circulam pela via vão pagar R$ 7,20 de pedágio em 2013, um aumento de R$ 0,40.

Segundo a Arsi, "a tarifa do pedágio garante ao usuário um pacote de serviços, como a pavimentação e sinalização em perfeito estado de conservação, serviço de socorro mecânico 24 horas, serviço de remoção e primeiros socorros das vítimas de acidentes 24 horas, viatura de inspeção 24 horas, recolhimento de animais na pista e câmeras de vídeo de vigilância, além da disponibilidade do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que funciona 24 horas por meio do telefone 0800 979 00 60".

Os caminhões leve, ônibus e caminhão-trator vão pagar R$ 3,80 na Terceira Ponte e R$ 14,40 para a Rodovia do Sol. Para automóvel com semireboque e caminhonete com semireboque que circulam na Terceira Ponte pagarão R$ 2,85 e na Rodovia do Sol, R$ 10,80. Já para os caminhões pesados e ônibus, o valor será de R$ 5,70 na ponte e R$ 21,60 na rodovia.

Na Terceira Ponte o valor para o automóvel e caminhonete com reboque é de R$ 3,80, caminhão com reboque e caminhão-trator com semireboqui 4, R$ 7,60 e caminhão reboque e caminhão com semireboque 5, R$ 9,50, e para os caminhões com reboque e caminhão-trator com semireboque 6, R$ 11,40. Na Rodovia ES-060, os respectivos valores são de R$ 14,40, R$ 28,80, R$ 36,00 e R$ 43,20.

 Fonte: G1