quarta-feira, 30 de maio de 2012

Iniciam as intervenções para a duplicação da SP-66


A Firpavi Construtora e Pavimentadora S.A. iniciou nesta segunda-feira (28) as intervenções na SP-66, no território mogiano. Os serviços começaram pelo Distrito de César de Souza, exatamente no trecho que receberá 4,5 quilômetros de duplicação, poucos metros à frente da rotatória das avenidas Francisco Rodrigues Filho e Ricieri José Marcatto. Em razão da movimentação das máquinas e caminhões, a pista sentido centro foi interditada e, durante os serviços, o trânsito está sendo controlado por funcionários da própria empresa, por meio da operação Pare e Siga. Ainda não há informações oficiais sobre quanto tempo as obras deverão durar nesta área.

A Assessoria de Imprensa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) confirmou na segunda-feira (28) que, além de Mogi das Cruzes, já foram iniciadas as melhorias da estrada em Guararema.
Ao todo, há três frentes de trabalho, sendo que a primeira delas, iniciada no mês passado, encontra-se em Jacareí. A obra, que se estenderá por 36 quilômetros entre os três municípios, vai custar R$ 44,7 milhões e a Firpavi deverá concluir todo o projeto em 17 meses.

Fonte: O Diário

Primeiro trecho da duplicação da SP 101 fica pronto até o final do ano


As obras de duplicação de três quilômetros da rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP 101), do quilômetro 11+400 ao 14+640, em Hortolândia, devem ser concluídas até o final de 2012. Este será o primeiro trecho de duplicação da rodovia a ficar pronto. No total, serão 14 quilômetros de duplicação, entre as cidades de Hortolândia e Monte Mor.

A concessionária Rodovias do Tietê, responsável pela obra, já finalizou parte dos serviços de terraplenagem, de implantação da drenagem e de preparação do leito da nova pista para receber a primeira camada de pavimento. A próxima etapa da obra será a construção do canteiro central e a recuperação do pavimento da via existente.

Com a duplicação deste trecho, os usuários que trafegam pela via sentirão um reflexo imediato e positivo. Segundo técnicos da concessionária, o tempo de viagem entre os municípios irá diminuir e a segurança vai aumentar. Hoje, circulam pela região cerca de cinco mil veículos por dia.

Juntamente com a obra de duplicação, a avenida Santana, no jardim Amanda - Hortolândia terá ligação com a SP 101 através de uma passagem sob a SP-101, localizada no quilômetro 13+500, onde já estão sendo realizados os serviços terraplenagem e preparação das vigas de concreto.

Em uma segunda etapa, a Rodovias do Tietê fará a duplicação entre os quilômetros 14+640 e 25+700, na altura de Monte Mor. A previsão de entrega dessa fase é abril de 2014.

A Rodovias do Tietê investirá cerca de R$ 46 milhões na duplicação da SP-101. O valor inclui a duplicação dos dois trechos, a implantação de cinco passarelas e cinco dispositivos de acesso e retorno, que serão concluídos até 2014, juntamente com o término da ampliação do trecho.

A Rodovias do Tietê é responsável pela manutenção e operação da rodovia Marechal Rondon (SP 300), rodovia Prof. João Hipólito Martins (SP 209), rodovia Jornalista Francisco Aguirra Proença (SP 101), rodovia Bento Antônio de Morais (SP 101), rodovia Dr. João José Rodrigues (SP 113) e Rodovia do Açúcar (SP 308).

Fonte: Portal Novidade

Sistema de pedágio eletrônico em SP terá preço menor e plano pré-pago


Motoristas que optam pelo pagamento eletrônico de pedágio em São Paulo terão redução no custo do sistema Sem Parar a partir do dia 15 de junho, segundo o governo do estado de São Paulo. A taxa de adesão não será mais cobrada e a mensalidade deve ser reduzida, além de ser criada uma forma de pagamento pré-pago com a inclusão de mais uma empresa na prestação do serviço.

O Sem Parar é um sistema eletrônico que libera o motorista de paradas nas cabines de cobrança de pedágio nas rodovias paulistas. A opção de pedágio eletrônico será utilizada por motoristas que optarem pelo sistema de pagamento de pedágio Ponto a Ponto, que prevê a cobrança por quilômetro rodado.

O preço anterior era de R$ 66,72 na taxa de adesão e as mensalidades variavam entre R$ 11,90 e R$ 15,76, dependendo do plano. Com a mudança, não haverá mais taxa de adesão e a mensalidade será de R$ 8. Isso significa uma economia de pelo menos 90% dos valores pagos anteriormente, segundo o governo.

Fonte: G1

Governo de SP pode recuar sobre cálculo de pedágio


O governo de São Paulo pode recuar sobre a decisão de qual indexador será usado para o reajuste dos pedágios, previsto para 1.º de julho. O secretário estadual de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, afirmou nesta segunda-feira, 28, que o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) poderá voltar a definir o reajuste em vez do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), eleito no início do ano pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB) como o indexador padrão para o reajuste das tarifas.

Historicamente, o IPCA, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é menor do que o IGP-M, aferido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No entanto, no acumulado entre abril de 2011 e abril deste ano, o IPCA ficou maior: 5,1% ante 3,65% do IGP-M. Caso a tendência continue em maio, o aumento das tarifas será mais alto se o governo mantiver a alteração com base no IPCA.

"Estamos estudando, fazendo projeções de um e de outro (indexador). Ou fazer um mix, ou uma compensação, ou aplicar o mais barato. Vamos dar uma olhada, direitinho, mas, em breve, vamos analisar. É tudo o que posso antecipar. Nós ainda estamos em uma fase de negociação", disse Abreu Filho.

O plano original da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) era usar o acumulado do IPCA entre junho do ano passado e maio de 2012 para fazer o cálculo do reajuste.

Não foi divulgada a data em que o governo se manifestará a respeito da possível mudança do indicador. "Nós já solicitamos à Artesp que faça os estudos. Então, a Artesp vai fazer os estudos e depois vai ser definido", disse o governador Geraldo Alckmin.

Sete contratos de concessão, assinados nos últimos três anos, já usavam o IPCA como fonte de cálculo para seus reajustes. Outros 12 contratos, assinados antes de 2008, previam que os reajustes deveriam ser feitos segundo o IGP-M.

Fonte: Agência Estado

terça-feira, 29 de maio de 2012

Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto terão obras


As rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Hélio Smidt terão trechos interditados a partir deste domingo, dia 27, até o próximo dia 3 de junho, para obras de conservação e melhorias, de acordo com a concessionária Ecopistas, empresa que administra as estradas. Na Rodovia Ayrton Senna, os serviços de recomposição do pavimento irão ocupar, alternadamente, as faixas 1, 2 e o acostamento, entre os kms 11 e 60 (região entre São Paulo e Guararema), em ambos os sentidos da via. No sentido Capital, as interdições serão de segunda a sábado, das 22 às 5 horas e, no sentido Interior, os bloqueios acontecerão de domingo a sexta-feira, das 22 às 5 horas, e no sábado, das 23 às 5 horas.

Entre os kms 60 e 35 (região entre Guararema e Itaquaquecetuba), também em ambos os sentidos da estrada, os serviços de recomposição do pavimento e sinalização horizontal irão ocupar, alternadamente, as faixas 1, 2 e acostamento. No sentido Capital, os trabalhos serão de segunda a sábado, e no sentido Taubaté, de 27 de maio a 1º de junho e em 3 de junho. Sempre das 8 às 17 horas.

Uma das cabines de cobrança automática da praça de pedágio de Itaquaquecetuba, km 32 da Rodovia Ayrton Senna, sentido Interior, será bloqueada das 8h de 28 de maio (segunda-feira) às 16 horas de 1º de junho (sexta-feira) para recomposição do pavimento.

Os serviços de recuperação de juntas de dilatação pela rodovia Ayrton Senna, em ambas as direções, irão interromper o tráfego pelas faixas 1, 2 e acostamento, alternadamente, entre os kms 32 e 29 (região entre Itaquaquecetuba e Guarulhos), de segunda a sábado. No sentido Capital, as intervenções serão das 22 às 5 horas. No sentido Taubaté, os bloqueios serão de domingo a sábado, das 22 às 5 horas e na sexta das 23 às 5 horas.

Carvalho Pinto

Pela Rodovia Carvalho Pinto, em ambas as direções, as obras de recomposição do pavimento irão obstruir as faixas 1, 2 e acostamento, alternadamente, entre os kms 130 e 61 (região entre Taubaté e Guararema). No sentido capital, os bloqueios ocorrerão de segunda a sábado, das 8 às 17 horas. E no sentido Interior, de domingo a domingo, das 22 às 5 horas e na sexta, das 23 às 5 horas.

Os trabalhos de recuperação do pavimento e da sinalização horizontal irão interromper o tráfego em ambas as direções da Carvalho Pinto, alternadamente, pelas faixas 1, 2, 3 e acostamento, entre os kms 74 e 130 (região entre Jacareí e Taubaté). No sentido Capital, os bloqueios vão acontecer de segunda a sábado, e no sentido Interior, as intervenções acontecerão de 27 de maio à 31 de maio e 3 de junho. Ambos das 6 às 17 horas.

Ainda na Carvalho Pinto, os mesmos serviços de recuperação do pavimento e sinalização horizontal também bloquearão, de forma parcial, ambos os sentidos da via, entre os kms 74 e 61 (região entre Guararema e Jacareí). No sentido Capital, os bloqueios serão de segunda a sábado e, no sentido Taubaté, de 27 de maio a 31 de maio e 3 de junho. Ambos das 6 às 17 horas.
Rodovia Hélio Smidt

Os trabalhos de recomposição do pavimento e sinalização horizontal irão interromper o tráfego em ambas as direções, alternadamente, pelas faixas 1, 2 e acostamento, entre os kms zero e 2,4 da rodovia Hélio Smidt - acesso ao Aeroporto de Cumbica. Os bloqueios ocorrerão de segunda a sábado, das 22 às 5 horas.

Fonte: Agência Estado