quarta-feira, 4 de abril de 2012

Obras que vão mudar Arujá e todas as cidades do Alto Tietê


O pacote de obras anunciadas pelo governador Geraldo Alckimin, no dia 30 de março, envolvendo investimentos de R$ 335 milhões em melhorias na malha rodoviária de Arujá e região, com certeza mudará totalmente a configuração da cidade e de todos os municípios do Alto Tietê.

O montante do pacote será destinado a melhorias como recuperação e duplicação de quatro rodovias (SP-056, SP-088, SP-098, SP-066), dois acessos (SPA 058/031 e SPA 172/060) e uma vicinal (Estrada Manoel Luiz de Souza). Ao todo 150,47 km de vias passarão por obras. As intervenções são de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes.

Rodovias

- SP-056 - Rodovias Alberto Hinoto, Vereador Albino Rodrigues Neves e Prefeito Joaquim Simão (Arujá/Itaquá/Santa Isabel/Igaratá).

A SP-056 passará por obras em dois trechos distintos. O projeto para o primeiro, entre o km 35 e o km 43,3, que atende Itaquaquecetuba e Arujá, prevê duplicação de 8,3 km de pista e dos viadutos sobre a SP-070 (Rodovia Ayrton Senna) e sobre a linha férrea. Além disso, serão implantadas baias de ônibus, de emergência e ciclovia de mão dupla.

O segundo trecho da SP-056 que passará por obras atende Arujá, Santa Isabel e Igaratá. Está prevista a realização de recapeamento e pavimentação dos acostamentos em trechos segmentados: do km 46,6 ao km 58,8 e do km 61 ao km 78,25.

No total serão investidos R$ 123 milhões na via. As obras estão previstas para serem executadas em 2013.

- SP-088 – Rodovia Pedro Eroles/MogiDutra.

Serão destinados R$ 95 milhões para duplicação do trecho (entre o km 32 ao km 40,6 - Arujá) e implantação de quatro dispositivos em desnível (km 32, km 32,4, km 34,6 e km 38,4) na SP-088. As obras neste trecho, que atende Mogi das Cruzes e Arujá, estão previstas para serem executadas em 2013.

- SP-098 – Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro.

A pista, os acostamentos e os dispositivos de acesso da SP-098 serão recapeados do km 56,65 ao km 98,1. O projeto para a via prevê também implantação de dispositivos de travessia de pedestre e de baias para ônibus. O investimento será de R$ 35 milhões e beneficiará Mogi das Cruzes, Biritiba-Mirim e Bertioga. A previsão é de que as obras sejam executadas em 2013.

- SP-066 – Rodovias Henrique Eroles e General Euryale de Jesus Zerbine.
Para a SP-066 está prevista a execução de recapeamento da pista, pavimentação dos acostamentos e implantação de faixas adicionais do km 56 ao km 92. Este trecho, que atende Mogi das Cruzes, Guararema e Jacareí, receberá R$ 44,8 milhões. As obras estão previstas para iniciar ainda neste semestre.

Acessos

- SPA-058/031
O governador Geraldo Alckmin anunciou durante a Agenda Metropolitana o início das obras na SPA 058/031. A via de acesso que liga a SP-031 (Rodovia Índio Tibiriçá) a Suzano receberá R$ 11 milhões para recuperação de toda sua extensão, com 6,6 km, e elevação da pista em trechos localizados em Suzano. A previsão é de que as obras sejam concluídas em dezembro deste ano.

- SPA-172/060

O projeto para a via, que dá acesso da BR-116, em Jacareí, a Guararema, contempla recapeamento da pista, pavimentação dos acostamentos, implantação de faixas adicionais, dispositivos de acesso e travessia de pedestre e baias para ônibus nos 6,77 km de pista. O investimento, nas obras que devem ser iniciadas em julho de 2012, é de R$ 23,5 milhões

Vicinal

Na Estrada Vicinal Manoel Luiz de Souza serão investidos R$ 2,9 milhões para a reparação de erosões em 14 km da via municipal. As obras estão previstas para iniciar em 2013.
Avenida Mário Covas e Rodoanel Norte

Fora do orçamento acima, outros bilhões serão investidos em outras obras confirmadas por Alckimin, entre elas a duplicação da Avenida Mário Covas em Arujá (às margens do Córrego Baquirivu) e sua respectiva extensão em Guarulhos, com duas pistas que passará pela região do aeroporto até chegar na Rodovia Ayrton Senna. Esta obra inclui construção de dois piscinões em Guarulhos tendo em vista o grande volume de água que são levadas ao córrego em períodos de chuvas.

Outra grande notícia é a autorização da construção do trecho Norte do Rodoanel, fechando as obras do complexo que liga todas as principais rodovias do Estado de São Paulo e a rodovias federais no perímetro de São Paulo. Só no trecho Norte no Rodoanel, segundo previsão do Estado, serão investidos R$ 6,51 bilhões.

Além dos anúncios, GeraldoAlckmin inaugurou obras na SP-088 (Rodovia Pedro Eroles/Mogi-Dutra), que recebeu R$ 5,8 milhões para melhorias no dispositivo de acesso do km 49,2.

Fonte: Jornal Cidade de Arujá

Em fevereiro, Porto de Santos bate novo recorde na movimentação de cargas


A movimentação de cargas no Porto de Santos chegou a 7.180.001 toneladas em fevereiro deste ano, número 17,1% maior se comparado ao mesmo período do ano passado. É a primeira vez que as operações foram superiores a sete milhões de toneladas em fevereiro. No acumulado do ano, o montante é de 13.461.242 toneladas, crescimento de 8,1% em relação ao bimestre anterior. Até o final do ano, a previsão é que as operações no complexo santista somem 99,74 milhões de toneladas.

“Em um mês em que fatores como bom tempo e alta de quase 30% nas exportações, fortemente impulsionada pelo início antecipado do escoamento da soja e pela crescente operação com contêineres, Santos quebra mais uma vez recordes de movimentação, garantido pela boa produtividade a adequada infraestrutura" disse o presidente da Companhia Docas do estado de São Paulo (Codesp), José Roberto Correia Serra.

A soja em grãos fechou o bimestre com 1.825.903 toneladas, ultrapassando em cerca de 600 mil toneladas o açúcar como principal produto movimentado no Porto de Santos. A alta da oleaginosa no bimestre foi de 172,6%.

A grande demanda nas exportações brasileiras de soja se deve, segundo especialistas, à expectativa de menor produção do produto no Hemisfério Sul. O cenário impulsionou importadores a antecipar as compras. 
De acordo com previsão da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), os embarques devem diminuir no final do ano, retornando à queda sazonal no final deste ano e início de 2013.

Os embarques de granéis líquidos, como óleo combustível, diesel, gasóleo e sucos cítricos, também cresceram, impulsionando a alta nas exportações.

Nas importações, o aumento em fevereiro foi de 1,5%. Porém, no acumulado do ano, a queda foi de 4,3%.
A movimentação de contêineres cresceu 9,6% no bimestre, registrando um novo recorde, com 474.219 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

A média da tonelagem operada por embarcação subiu para quase 10% em relação ao primeiro bimestre do ano passado. Mesmo com 1,6% menos atracações (total de 939), o ganho foi de 8,1%, reflexo do aumento da capacidade transportada pelos navios, permitida pelo aumento da profundidade do canal de navegação.

Quanto à balança comercial, Santos teve crescimento de 13,24%, registrando US$ 17,1 bilhões de trocas comerciais até fevereiro, garantindo 25,2% do total brasileiro. As exportações chegaram a US$ 8,3 bilhões, com aumento de 13,69% no bimestre. As importações cresceram 12,82%, atingindo US$ 8,8 bilhões. 
 Fonte: A Tribuna – SP

Consórcio cancela restrição a caminhão


A restrição à circulação de caminhões nas principais avenidas da região foi cancelada ontem pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. A justificativa da entidade é de que a medida traria prejuízos ao setor industrial e poderia comprometer o desenvolvimento econômico dos municípios. Para amenizar o impacto dos veículos pesados no trânsito e os congestionamentos, as prefeituras cogitam a volta do rodízio de veículos.

Entre 1996 a 1998, cidades da região metropolitana de São Paulo, incluindo cinco das sete do Grande ABC, adotaram o sistema. Na época, veículos de determinada placa ficavam o dia todo proibidos de circular, não apenas nos horários de pico como é atualmente na Capital. "O objetivo principal da medida era diminuir a emissão de poluentes", explica o então secretário estadual de Meio Ambiente, Fábio Feldmann.

O Consórcio irá contratar instituto de pesquisa para avaliar a opinião da população do Grande ABC sobre a medida. A estimativa é de que sejam gastos R$ 100 mil e o material fique pronto em até cinco meses. 

Segundo o presidente da entidade e prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), se aprovado, o rodízio entrará em vigor ainda neste ano. Segundo ele, há dez anos pesquisa mostrava que os moradores da região aprovavam o esquema.

Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), em dez anos a frota de automóveis aumentou 59,7%, passando de 632.341 para 1.009.661 na região. Já entre os caminhões, o aumento foi de 72,9% no mesmo período, saltando de 28.527 para 49.323. Com o rodízio, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), da Capital, estima que 20% menos veículos circulem pelas ruas diariamente.

Caminhões

A proibição da circulação de caminhões entrou em vigor em fevereiro e o início das multas aos motoristas infratores estava previsto para o dia 9.

O presidente do Consórcio informou que a discussão a respeito da proibição será levada ao Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, grupo presidido pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD). "Vamos suspender (a restrição) até fazer workshop com o setor industrial e ver como podemos recolocar esta discussão de maneira em que haja consenso", explica o petista. Reali classifica a decisão como "bandeira branca" colocada pela entidade.

O presidente do Sindicato das Empresas de Carga do ABC, Sallum Kalil Neto, afirma que não tinha sido comunicado sobre o cancelamento. "Acho que usaram o bom-senso. Se querem implantar, devem discutir antes de forma ampla." Kalil Neto critica, no entanto, o fato de a discussão ser levada para São Paulo. "São realidades diferentes", avalia.

Especialista em trânsito, o advogado José Almeida Sobrinho, presidente do Instituto Brasileiro de Ciências do Trânsito, considera que a restrição a caminhões não melhora a mobilidade. "Pelo contrário, ao ver que a via está livre, motoristas de automóveis utilizam a via para se locomover. E quando acaba a restrição, juntam os carros e os caminhões."

Municípios terão R$ 200 mil para campanha

O Consórcio irá disponibilizar R$ 200 mil do orçamento para que as prefeituras invistam na campanha Travessia Segura. Segundo o prefeito de Diadema e presidente da entidade, Mário Reali (PT), a orientação é para que as administrações municipais apliquem a verba em ações de rua, e não mais em atividades educativas. "A ideia é intensificar a campanha nas regiões centrais e nas proximidades das escolas", explica.

Apesar do reforço no investimento, Reali não forneceu nova data para intensificar a aplicação de multas a motoristas que desrespeitarem as faixas de travessia. A previsão inicial era de que as autuações começassem no dia 21. Na ocasião, o Grupo de Trabalho de Mobilidade adiou a cobrança por considerar necessária a intensificação do projeto.

"Os municípios já estão multando. Esta é a prioridade para todas as cidades. Em Diadema, por exemplo, a ordem é para multar quem não respeitar o pedestre", acrescenta Reali. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece multas entre R$ 85,13 e R$ 191,53 para os condutores que deixarem de dar prioridade a quem está a pé.

A fase educativa da campanha foi lançada na região em dezembro. As ações, no entanto, sempre foram tímidas no Grande ABC, com exceção de São Caetano e São Bernardo.

Em setembro de 2011, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) lançou na Capital o Programa de Proteção ao Pedestre. Segundo a companhia, o número de mortes por atropelamentos no município caiu 42,8% na área abrangida pelo programa.

Agência dos EUA planejará sistema integrado de trânsito

A USTDA (sigla em inglês para a Agência Governamental dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento dará apoio ao Consórcio para o desenvolvimento de estudos com o objetivo de implementar sistema integrado de monitoramento de tráfego, trânsito e de defesa civil em toda a região.

Segundo Mário Reali, a agência norte-americana vai dar suporte na área por conta de sua experiência em implantação de iniciativas do tipo e porque percebeu potencial para realizar o projeto na região. Reali explica ainda que a intenção é integrar centrais de monitoramento já existentes, por exemplo, de Diadema e São Bernardo, e agregar o que existe de mais moderno nessa área. A USTDA tem know-how no assunto. 

Apoiou programas de implantação de sistemas desse tipo no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

Representante da instituição norte-americana no Brasil, Rodrigo Motta afirma que será contratada consultoria nos Estados Unidos, e, comprovado o potencial do projeto, a agência vai liberar cerca de US$ 400 mil para a realização do estudo, que deve levar seis meses para a conclusão e será baseado nas necessidades levantadas pelo Consórcio.

Segundo o presidente do Consórcio, ainda não há prazo definido para que o plano saia do papel.

Fonte: Diário do Grande ABC

terça-feira, 3 de abril de 2012

Dnit vai apressar cobrança de multas


Um alerta aos motoristas que não respeitam os limites de velocidade em áreas das rodovias federais onde há equipamentos eletrônicos como lombadas e radares. Quem passou ou passa nesses pontos de fiscalização acima da velocidade permitida vai pagar multas pelas infrações. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit, está adquirindo um software de integração do processamento das multas. A exigência é do Plano Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade – PNCV. Ainda não há data mas as multas vão chegar via Correios nos endereços dos infratores. A assessoria de imprensa do Dnit em Brasília informa que está em andamento o pregão para aquisição e instalação do software que processará as multas.

O Código de Trânsito Brasileiro – CTB, prevê que o motorista que trafegar com velocidade até 20% acima do permitido receberá multa no valor equivalente a R$ 85,13. Quem exceder entre 20% e 50% o limite da via receberá multa de R$ 127,69. Os casos com velocidade acima de 50% permitido na via, são considerados gravíssimos pelo Código de Trânsito e além da multa de R$ 574,62 está prevista a perda de 7 pontos na carteira nacional de habilitação – CNH.

Fiscalização eletrônica - Nos próximos dois meses o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit, vai instalar na Paraíba mais 20 pontos de fiscalização eletrônica, as chamadas lombadas ou barreiras eletrônicas. Até agora já foram implantados 16 pontos, de um total de 81 previstos para serem instalados em rodovias federais no Estado. Depois da região metropolitana de João Pessoa as lombadas eletrônicas vão ser instaladas na região de Campina Grande e na seqüência, em trechos de rodovias no Cariri e Sertão.

Redução de acidentes e mortes - O engenheiro Ítalo Marques Filizola, que é supervisor substituto de operações do Dnit, revela que após a instalação das primeiras 16 lombadas eletrônicas entre Cabedelo e João Pessoa, as estatísticas realizadas em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal mostram que os acidentes tiveram redução de 40%. Os acidentes com morte caíram 50% e o número de pessoas feridas teve redução de 45%.

No País - Depois do Carnaval deste ano a Polícia Rodoviária Federal – PRF,divulgou um relatório, mostrando a redução de mortes em relação ao carnaval de 2011. A grande novidade no carnaval de 2012, foi justamente a ação dos equipamentos, além da fiscalização feita pela própria PRF. Dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal, em todo o Brasil, revelam que a redução do número de mortes no feriado de Corpus Christi de 2011, foi de 35% em comparação com a mesma data de 2010. A queda do número de acidentes, no entanto, foi de apenas 5%. No primeiro feriado de 2010 ocorreram 2.181 acidentes nas rodovias federais de todo o país, que causaram 121 óbitos. No mesmo período em 2011, foram 2.073 acidentes e 85 vítimas fatais.

Na Paraíba - No início de março a Polícia Rodoviária Federal na Paraíba divulgou o balanço sobre os números de janeiro e fevereiro deste ano. Um total de 623 pessoas foram multadas por dirigirem sem possuir habilitação

A PRF registrou no primeiro bimestre do ano 626 acidentes, com 369 feridos e 41 mortes. O número de acidentes foi 10,79% menor ao registrado no mesmo período de 2011, quando ocorreram 713 acidentes, com 439 feridos e 30 mortes. As principais causas dos acidentes foram falta de atenção com 194 ocorrências, seguido por 57 acidentes por não manter a distância de segurança do veículo da frente, 41 foram ocasionados pela combinação perigosa entre ingestão de bebidas alcoólicas e direção veicular e 38 ocorreram por excesso de velocidade.

Outra notificação que aparece como destaque é dirigir sob o efeito de álcool, na qual 185 pessoas foram notificadas. Dessas pessoas flagradas dirigindo sob efeito de álcool, 79 acabaram presas por estarem com o teor de álcool acima de 0,29 mg/l.

Fonte: PB Agora