terça-feira, 6 de agosto de 2013

Teodoro Sampaio fica fechada por 3 meses para obras


A Rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros, zona oeste, ficará interditada pelos próximos três meses no trecho entre a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Rua Cunha Gago, por causa das obras de revitalização do Largo da Batata, que já duram quatro anos.

Com a interdição, a São Paulo Transporte (SPTrans), que administra os ônibus da capital paulista, teve de alterar o trajeto de oito linhas de ônibus que seguem de Pinheiros para o centro subindo a Teodoro. Essas linhas vão sair pela Rua Doutor Manoel Carlos Ferraz de Almeida e só voltam para a Teodoro na Cunha Gago, de onde continuam a subida em direção à Avenida Doutor Arnaldo. Outras 33 linhas deixam de atender um dos pontos de ônibus que funcionava na Teodoro Sampaio.

Os carros, por outro lado, ficam proibidos de acessar a Teodoro pela Manoel Carlos Ferraz - justamente para dar prioridade à fluidez do transporte coletivo. Agentes da CET ficarão na região para fiscalizar o tráfego e orientar os motoristas nos pontos de interdição durante todo o período das obras.

Fonte.: O Estado de S. Paulo

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Tecnologia reduz preço do frete para caminhões que descarregam no Porto de Paranaguá


O fluxo de caminhões que entram e saem do Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá foi 8% maior em julho, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Passaram pelo pátio 36,7 mil caminhões no mês passado, contra 33,9 mil em julho de 2012. Mesmo com o movimento intenso, não houve registro de filas ou qualquer outro transtorno envolvendo os caminhões graneleiros nas rodovias de acesso ao porto.

As adequações logísticas feitas com o sistema Carga Online, que acabou com as filas no acesso ao Porto, foi possível também baixar o tempo de espera dos caminhões para a descarga nos terminais. Nos anos anteriores, a espera passava de 12 horas. Este ano, mais de 50% dos veículos esperam menos de oito horas para descarregar.

FRETE

De acordo com o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Sergio Malucelli, a implantação do Carga Online baixou o custo do frete no Estado. “Os caminhões, ao chegarem cadastrados ao pátio, esperam menos tempo e isso oportuniza que eles retornem à origem para novo carregamento. E aqueles custos que as transportadoras tinham, com as horas paradas, sumiram. Isso fez com que o custo operacional do frete baixasse consideravelmente”, afirma.

O superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, explicou que o trabalho da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) é para reduzir ainda mais o tempo de espera. 

“Temos agregado funcionalidades ao sistema Carga Online como o aviso, através de mensagens, para que o caminhoneiro se dirija ao terminal de descarga. Também estamos trabalhando com melhorias estruturais para aperfeiçoar ainda mais o atendimento no pátio para as próximas safras”, explica.
OBRAS

Duas grandes obras estão previstas para melhorar a condição do Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá. Uma delas, já licitada no valor de R$ 2,4 milhões, prevê a melhoria das condições de tráfego no acesso, buscando reduzir o entrelaçamento de fluxos e interferências com a construção de uma via marginal de acesso ao Pátio de Triagem. O processo aguarda autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para ser iniciado.

A segunda obra é referente à ampliação do Pátio de Triagem. Uma área lateral foi desapropriada e, com isso, será possível duplicar a capacidade de recebimento de caminhões. O Pátio conta com mil vagas estáticas. Com a ampliação, a área poderá receber até dois mil caminhões. “Considerando que se trata de um pátio de fluxo, conseguimos ter giro diário de 2.500 caminhões no pátio. Com a ampliação, será possível duplicar esta capacidade”, explica o superintendente.

ORIGEM  

De janeiro até julho, 226,4 mil caminhões graneleiros passaram pelo Pátio de Triagem. O volume é 4,5% superior ao registrado em 2012. Dos veículos liberados este ano, 68% vêm do Paraná, 17% do Mato Grosso (MT) e o restante de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.

Fonte.: Agência de Notícias do Paraná

PRF do Sul do RJ reforça fiscalização de cargas perigosas na Via Dutra


A explosão de um caminhão-tanque que matou quatro universitárias de Volta Redonda (RJ) na BR-116 – entras as cidades de Além Paraíba (MG) e Leopoldina (MG), na  segunda-feira (29), deixou em alerta tanto para os motoristas quanto para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Sul do Rio de Janeiro.
Policiais rodoviários fiscalizam os veículos que transportam carga tóxica e inflamável através de uma operação de rotina. De acordo com os agentes, os motoristas precisam seguir as regras de segurança. 

Uma forma de evitar acidentes como o ocorrido em Minas Gerais.

“Esse tipo de fiscalização é feito preferencialmente através de comandos específicos, onde são fiscalizados exclusivamente veículos transportando cargas perigosas”, informou Jaques Jonas, inspetor da Polícia Rodoviária Federal.

Segundo os agentes, 10% dos caminhões que passam diariamente pela Via Dutra, no sul do Rio de Janeiro, transportam algum tipo de combustível. Considerados como carga de risco, por conta do alto índice de combustão, a PRF explica como identificá-los.

“É obrigatório, neste tipo de veículo transportando carga perigosa, o painel de segurança, que é aquele rótulo cor de abóbora. Ele indica o tipo de produto que está sendo transportado, através de um código numérico e também o rótulo de segurança, aquele rótulo em forma de losango. Ele contem um símbolo dizendo que tipo de risco ele oferece para o usuário”, disse Jaques.

Quem precisa dividir as pistas com veículos perigosos precisa se atentar aos perigos de passar por caminhões e carretas com cargas tóxicas. A preocupação entre os motoristas é grande.

“Sinalizo bastante porque são pesados, porque a gente sabe que ele não vai conseguir parar se a gente fizer uma ultrapassagem errada, com certeza pode acontecer um acidente. Eu tomo muito cuida, principalmente aqui na Dutra”, contou um motorista.

Fonte: G1

Artesp anuncia estudo para instalar pedágio de Ponto a Ponto da SP-332


Um mapeamento sobre a origem e destino dos motoristas que passam pela Rodovia Zeferino Vaz (SP-332) será feito a partir da segunda quinzena de agosto para viabilizar a implantação do sistema de cobrança de pedágio Ponto a Ponto (com pagamento proporcional ao trecho percorrido pelo veículo) na via. A expectativa da Artesp é que até setembro o estudo seja concluído com a coleta de dados na região de Cosmópolis, Paulínia, Engenheiro Coelho e Arthur Nogueira (SP). A promessa é que o novo método comece a funcionar até o fim do ano.

Ao longo da rodovia, há três praças de pedágio: duas em Paulínia, com cobrança de R$ 6,20 e R$ 8,60, e uma em Engenheiro Coelho, com cobrança de R$ 4,10. As cabines de Paulínia foram alvo de protestos de usuários que chegaram a atear fogo no local para reivindicar a redução da cobrança. Na ocasião, houve prisão de moradores de Cosmópolis suspeitos de participar dos atos de vandalismo.

De acordo com a concessionária Rota das Bandeiras, que administra o local, o estudo será realizado pela própria empresa, que ao final da coleta de dados, disponibilizará as informações para a Artesp. A concessionária informou, ainda, por meio da assessoria, que o estudo pretende avaliar, além da origem e destino dos motoristas que passam pela via, o caminho, frequência e horário em que eles passam por ali.

A Artesp informou que, paralelamente à realização desta pesquisa, a agência promove também um levantamento sobre as possíveis localizações dos pontos de leitura fracionada que deverão ser erguidos na rodovia. Os chamados pórticos fazem a leitura automática de etiquetas eletrônicas (tags) instaladas nos veículos, que transmitem ondas de radiofrequência. Quando o veículo passa sob o pórtico, essa passagem é registrada e é realizada a cobrança de valor proporcional ao trecho efetivamente percorrido pelo usuário. Segundo a agência, só será possível determinar os locais após o estudo.

Primeira do país na região

O sistema Ponto a Ponto começou a funcionar no dia 27 de julho na Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340), conhecida como Campinas-Mogi. Essa foi a terceira rodovia a adotar o sistema no país, mas a primeira do Brasil aberta à adesão de qualquer motorista, segundo a Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Outros dois projetos pilotos - Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, que liga Itatiba (SP) a Jundiaí (SP), e na Rodovia Santos Dumont, que liga Campinas a Sorocaba (SP) - permitiam apenas a participação de moradores de determinadas áreas cortadas pelas respectivas rodovias. A adesão na SP-340 é voluntária e também contempla veículos comerciais, ônibus e caminhões.

Fonte.: G1


ANTT reajusta tarifa de pedágio da Ponte Rio-Niterói


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a revisão ordinária e o reajuste da Tarifa Básica de Pedágio (TBP) da Concessionária da Ponte Rio-Niterói, no Rio. A decisão está publicada em resolução no Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira (01). O documento aprovou a 19.ª revisão ordinária do contrato de concessão da ponte e respectivos acessos, integrantes da BR-101-RJ, alterando a TBP de R$ 1,20545 para R$ 1,14563, com redução de 4,96%.

Também aprovou o aumento de 6,70% da TBP para recomposição tarifária. Em consequência, a TBP reajustada será de R$ 4,90, e começará a valer a partir de zero hora do dia 2 de agosto. Em outra resolução, a ANTT também aprovou revisões tarifárias e o reajuste da TBP da BR-116/RJ/SP, explorada pela Concessionária da Rodovia Presidente Dutra. Pela 18ª revisão ordinária do contrato de concessão da Via Dutra e acessos, a TBP foi alterada de R$ 2,78293 para R$ 2,73335, com queda de 1,78%. Já pela 8ª revisão extraordinária, a tarifa caiu de R$ 2,73335 para R$ 2,62341, um corte de 4,02%.

Para recomposição tarifária do contrato da concessionária, a ANTT aprovou aumento de 6,70% na TBP, resultando numa tarifa final de R$ 10,10 nas praças de pedágio de Moreira César, Itatiaia e Viúva Graça; e em R$ 2,50 nas praças de Arujá, Guararema Norte e Guararema Sul. Na praça de Jacareí, o valor foi alterado de R$ 4,40 para R$ 4,50. Os novos valores entram em vigor a partir de zero hora do dia 4 de agosto.

 Fonte: Agência Estado