sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Porto de Santos será fechado por vários dias para trabalhos do túnel



Trechos do canal do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, serão interditados ao longo dos próximos 13 dias para a realização dos serviços de sondagem para a implantação do túnel entre as cidades de Santos e Guarujá. Os trechos de bloqueio modificam com o passar dos dias.

A Dersa irá testar a estabilidade do subsolo no canal do Porto de Santos para a implantação do túnel entre Santos e Guarujá. A Dersa irá utilizar uma máquina de grande porte que desce até o subsolo do canal e coletará amostras que, posteriormente, serão enviadas para um laboratório onde serão feitos outros testes. O objetivo é que os técnicos e engenheiros tenham todas as informações necessárias sobre o solo para a implantação do túnel. O trabalho será realizado em vários pontos do canal durante 13 dias.

De acordo com o comandante Alexandre Motta de Sousa, da Capitania dos Portos, as restrições de navegação são apenas no trecho interditado. "Vai fechar o trânsito não só para os navios, mas para as embarcações de pequeno porte também. O navio pode entrar no Porto desde que não vá atracar nesses armazéns", explica. De acordo com Sousa, o trabalho foi programado com antecedência e todos os órgãos responsáveis foram comunicados para não prejudicar os serviços portuários.

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) recebeu o comunicado sobre a interdição do trecho e também avisou as agências de navegação sobre o bloqueio. A Codesp está remanejando a atracação dos navios que irão chegar ao Porto de Santos para outro dia. Segundo a Codesp, não há congestionamentos no canal por conta dessa ação. Cerca de 14 navios atracam diariamente no cais santista.

Fonte: G1