Criada em 1989 a RDC dedica-se ao desenvolvimento de soluções integradas de softwares de gestão corporativa e logística para o mercado latino americano. Empresa genuinamente brasileira, a RDC busca atender às necessidades específicas de seus clientes. Como consequência conquistou a liderança nacional em soluções para o setor de armazenamento, movimentação e distribuição de veículos zero km.
sexta-feira, 11 de julho de 2014
Estado do Rio investe R$ 34 bilhões em logística
O interior do Rio de Janeiro garante ao estado o destaque no setor de logística a partir da instalação de novas indústrias. As cidades de Resende, Itatiaia e Porto Real mantêm as principais montadoras de veículos do estado e junto delas o complexo de fornecedores e distribuidores que fomentam novas alternativas no transporte e escoamento da produção.
Segundo o Governo do Estado, o setor de logística recebeu R$ 34 bilhões em investimentos que proporcionaram a realização de diversas obras. Na Região das Agulhas Negras o governador Luiz Fernando de Souza, o Pezão (PMDB) lançou em Itatiaia, junto ao prefeito Luis Carlos Ypê (PP), a pedra fundamental do futuro Terminal Intermodal do Vale do Paraíba. Os investimentos são da ordem de R$ 250 milhões e proporcionam 200 empregos diretos e 500 indiretos. A instalação do complexo logístico e industrial é realizada pela parceria entre a Pátria Investimento e o Grupo Multiterminais. “Mostra que o Sul Fluminense está em ascensão industrial, que Itatiaia se consolida cada vez mais neste setor sob o comando do prefeito Ypê e o secretário municipal Denilson Sampaio. Teremos um importante elo na logística para as empresas desta cidade e região”, afirma Pezão.
O Terminal Intermodal fica à margem da Rodovia Presidente Dutra, ao lado da Xerox do Brasil (KM 317, pista sentido Rio). A direção da Pátria Investimentos projeta que em nove meses a estrutura esteja em atividade favorecendo a logística de cargas das montadoras Jaguar Land Rover e Hyundai Heavy Industries Brasil, além das fábricas da Proctor & Glambe, Xerox, Votorantim (Resende) e Michelin, entre outras. Segundo o prefeito Ypê, o Intermodal integrará, via modais ferroviárias e rodoviárias, o Porto do Rio com a região do Vale do Paraíba sendo Itatiaia beneficiada pelos atrativos e localização na divisa entre os estados do Rio e São Paulo. “Este Terminal Intermodal vai gerar centenas de empregos e fomentar a economia da cidade e região. Soma-se a todo o esforço que fizemos para trazer as fábricas que hoje estão em nossa cidade e que muitos duvidavam do potencial de Itatiaia neste segmento. O Intermodal do Vale do Paraíba, em Itatiaia, é um marco em tecnologia integrada na logística para indústria”, frisa o prefeito.
O Terminal Multimodal acompanha o desenvolvimento da indústria automobilística da Região das Agulhas Negras, que já soma 17 fornecedores pequenos, médios e de grande porte, que estão investindo R$ 2 bilhões e gerando dois mil empregos no Estado. Outras dez empresas do setor estão em negociação com a Codin para se instalarem no Rio de Janeiro. Duas, ao menos em Itatiaia. “O Intermodal é um diferencial logístico que vai beneficiar todas as cidades da região”, adianta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, Denílson Sampaio.
E o investimento na logística também aconteceu em Resende, com a inauguração do novo Centro de Armazenamento e Distribuição de Peças da fábrica de veículos Nissan do Brasil. A indústria ampliou o estoque de peças da empresa no Brasil, com investimento de R$ 70 milhões.
Em outras áreas do estado os investimentos também aconteceram, como em Queimados, na Baixada Fluminense. Na cidade a MRS Logística instalou o Polo Intermodal Ferroviário, com investimento de R$ 240 milhões. O empreendimento será interligado a outro terminal em Mogi das Cruzes (SP). Na Região dos Lagos, o Arco Metropolitano é a principal obra logística realizada pelo Governo do Estado. Ele interligará os municípios de Itaguaí à Itaboraí, com acesso ao Porto do Sudeste e ao Comperj, em Itaboraí. Ao redor do Arco já foram atraídos mais de R$ 60 bilhões. Além disso, o existem empreendimentos de empresas como Usiminas e a Companhia Siderúrgica Nacional, que investirão em plataformas logísticas em Itaguaí. Em Maricá, a construção de um porto demandará investimento de R$ 6 bilhões.
Fonte: Portos e Navios