terça-feira, 13 de novembro de 2012

Serra de Petrópolis terá restrição a caminhões


Com um caminhão à frente, aos motoristas que trafegam pela subida da serra da Rio-Petrópolis restam poucas opções: diminuir a marcha, ter paciência, esperar momentos de sorte para fazer a ultrapassagem e, claro, muito combustível. Devido às pistas estreitas, sinuosas e íngremes, os caminhões - cada vez maiores e mais pesados - sobem devagar, alguns a 10km/h, e atravancam o caminho de quem quer passar. Com o tráfego pesado, os congestionamentos são constantes e, quando ocorrem acidentes, não há outro jeito: a interdição total e caos ao longo da rodovia.

Uma das propostas para acabar com o gargalo seria a construção da nova subida, prevista no edital de concessão, que ainda está em análise. A restrição de horário para transporte de cargas é outra opção a curto prazo. A Secretaria estadual de Transportes está elaborando uma portaria, em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que restringe a circulação de veículos de carga, com dois ou mais eixos, às sextas-feiras e vésperas de feriados, das 16h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h. A medida deve vigorar ainda este ano.

A ANTT informou que a restrição ao tráfego de caminhões é uma das alternativas para a melhoria do tráfego na região. O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, disse que a restrição é uma medida paliativa até a duplicação.

- A geometria da estrada é muito antiga, e os caminhões duplicaram de tamanho. Os veículos não conseguem fazer a curva e acabam ocupando as duas pistas. Além de provocar retenções, são inúmeros acidentes. Como não há possibilidade imediata de fazer a duplicação, faremos como São Paulo e outros lugares do mundo. É o uso mais racional da rodovia - disse Júlio Lopes.

Duplicação está em análise

Para quem sobe e desce a serra diariamente, no entanto, a solução é a construção da nova subida, que encurtará em cinco quilômetros a ida até Petrópolis. A obra inclui a duplicação da atual pista de descida desde Xerém e a construção de um túnel de cinco quilômetros a partir do Belvedere, que devem começar a ser feitas em janeiro de 2013. O projeto prevê que a atual subida, aberta em 1928, seja transformada numa estrada-parque, voltada para turismo ecológico, educação ambiental e lazer.

O projeto já tem as licenças ambientais, e as permissões para instalar o canteiro de obras expiram em 13 de dezembro deste ano. A ANTT informou que o projeto encontra-se em análise.

Na última quarta-feira, um exemplo do que vem ocorrendo na via causou um grande transtorno. Para que uma carreta - de sete eixos - transportasse uma peça gigantesca da Companhia Nacional de Cimento, batedores da empresa tiveram que paralisar o trânsito, e uma enorme fila de veículos se formou. A operação teve que ser realizada em quatro etapas na serra para dar fluidez ao tráfego.

Enquanto isso, os usuários reclamam do calvário que tem sido enfrentar a subida da serra. Marcelo Fiorini, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sincomércio), disse que a situação está se agravando nos últimos anos com o aumento do fluxo e dos caminhões.

- Eles (caminhões) estão ficando cada vez maiores e têm dificuldades até de passar nas curvas. As cegonheiras também cresceram. É cada vez maior o número de automóveis transportados. Esses problemas no tráfego estão desestimulando as pessoas. Em determinados horários, o tempo de subida ultrapassa uma hora. Eles temem pegar os congestionamentos. O comércio de Petrópolis já está sentindo os efeitos - reclamou Marcelo Fiorini.

O comerciante também foi um dos líderes do movimento para pedir que o tráfego de veículos pesados fosse restrito aos horários de menor movimento da rodovia. Marcelo Fiorini ainda defende medidas que amenizariam o problema, mas que exigem uma grande operação da concessionária que administra a rodovia:

- No horário de maior fluxo no sentido Petrópolis, as carretas deveriam subir pela pista de descida. Ela é mais nova e mais larga - sugeriu Marcelo Fiorini.

Cláudia Barbosa, cuja a família é dona de um ponto comercial no início da subida da serra, em Xerém, já foi obrigada a passar a noite no trabalho, porque a estrada estava interditada e não tinha como ir para casa, no centro de Petrópolis. Como ocorreu no dia 15 de outubro, quando uma carreta que transportava contêineres tombou na BR-040 (Rio-Juiz de Fora), interditando parcialmente a pista de subida da serra de Petrópolis.

- As pistas só foram liberadas às 2h. Desisti de subir sozinha com a minha neta de madrugada e acabei dormindo por aqui mesmo - contou Cláudia.

A comerciante contabiliza alguns prejuízos. Já foram três carros danificados por colisões com carretas. Na última, um veículo zero quilômetro foi amassado por um caminhão-cegonha. Cláudia disse que conseguiu ser indenizada pela empresa transportadora.

Fonte.: Yahoo