A despeito de anunciados investimentos do governo estadual, as vicinais da região de Ribeirão Preto apresentam condições precárias aos motoristas e aumentam os riscos de acidentes. A estrada Cândido José Garcia, entre Cajuru e Santa Rosa de Viterbo, e a que liga Batatais a Patrocínio Paulista dão lugar a acidentes fatais.
As prefeituras alegam falta de verba e dependência do Estado para iniciar as reformas e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) se isenta de qualquer responsabilidade.
A estrada entre Patrocínio Paulista e Batatais, chamada de Rio Negro e Solimões, além de ser praticamente de terra em todo o percurso, tem pontes deterioradas, estreitas e sem grades de proteção. Usinas da região providenciaram um caminhão para tentar nivelar o trajeto e amenizar os buracos. No entanto, quem utiliza o percurso, sobretudo motoristas de caminhões de cana e de ônibus com trabalhadores rurais, não aprova os improvisos. “Quebrou tudo, ninguém arruma isso aí. Tem que fazer uma ponte melhor para nós”, disse o motorista Osvaldo Bambu.
A reportagem da EPTV apurou que a ponte em pior estado de conservação é a que passa sobre o Rio Sapucaí, praticamente sem nenhum obstáculo entre a estrada e o curso d’água. Em outros trechos, o asfalto está mal conservado, como a ponte que passa pelo Rio Santa Barbara. No local, recentemente um caminhão perdeu o controle e bateu na mureta de proteção. Até o momento, a Prefeitura de Patrocínio Paulista não tomou providências.
A justificativa dada é falta de recursos. O projeto de recuperação do trecho está orçado em R$ 1,2 milhão. “É muito dinheiro, temos outros investimentos. Para Patrocínio sozinho é muito pesado. Precisa de uma parceria do Estado”, disse o diretor administrativo de Patrocínio Paulista, Ricardo Rocha.
Cândido José Garcia
A estrada Cândido José Garcia, entre Cajuru e Santa Rosa de Viterbo, tem pontos críticos e que frequentemente resultam em acidentes. A ponte que a passa sobre o Rio Cubatão permite apenas a passagem de um carro por vez, justamente em trecho de descida para os dois sentidos da pista.
Um projeto de reforma, avaliado em mais de R$ 1 milhão, foi elaborado pela Prefeitura de Cajuru, mas o argumento dado pela administração municipal é o mesmo apresentado pelas outras prefeituras: falta de recursos. “O município não tem condições de arcar com a duplicação da ponte. Tem sim, se conseguirmos com o governo do Estado”, disse o secretário de Obras de Cajuru, Jair Carvalho.
A precariedade continua até Santa Rosa do Viterbo, onde a EPTV flagrou carroceiros atravessando a estrada. “Sempre ando, nunca aconteceu nada comigo. Muita gente anda”, afirma o carroceiro Roberto Coelho.
Enquanto nenhuma obra sai do papel, continuam a ser registrados acidentes como o de 28 de setembro, que resultou na morte de três pessoas após a colisão de um carro com uma caminhonete.
Na mesma vicinal outro acidente, em 4 de setembro, deixou quatro pessoas feridas. Após o motorista perder o controle, o carro bateu na lateral da ponte do Rio Cubatão e foi parar do outro lado da pista. O perigo, associado à imprudência dos motoristas, é tão extremo que a reportagem da EPTV flagrou, no dia 1º do mesmo mês, o momento em que um caminhão quase bateu em uma caminhonete no trecho em que só é possível passar um veículo.
O DER informou, em nota, que investiu cerca de R$ 10 milhões na Cândido José Garcia em 2007, mas depois disso a responsabilidade sobre a estrada foi passada para a prefeitura.
Pró-vicinais
Em 2010, o governo do Estado de São Paulo anunciou o investimento de aproximadamente R$ 4 bilhões em obras de recuperação pelo projeto “Pró-Vicinais”. Segundo informações do Estado, parte dessa verba teria contemplado 67 estradas da região de Ribeirão Preto, dentre elas 32,5 quilômetros entre Santa Rosa do Viterbo e Cajuru – na primeira fase do “Pró-Vicinais”.
Fonte: EPTV