segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Relatório que endurece Lei Seca está disponível na internet


O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) decidiu divulgar em sua página na internet (https://www.facebook.com/RicardoFerraco) o relatório sobre projeto de lei seca, que será apresentado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado até o início da próxima e deverá ser votado até o final do ano.

O substitutivo restabelece a tolerância zero para o consumo de álcool por motorista, o que altera o Projeto de Lei da Câmara que previa mínimo de seis decigramas de álcool por litro de sangue por motorista.

De acordo com o projeto, mesmo que o infrator se recuse a fazer o exame de sangue ou teste de bafômetro, não estará livre de punição. Ferraço propõe que agente de trânsito poderá denunciar o infrator mediante prova testemunhal, imagens, vídeos, perícias, exames clínicos ou “qualquer outra prova em direito admitida”.

O senador mantém em seu parecer as penalidades previstas no projeto da Câmara. Ou seja, “conduzir veículo automotor, sob a influência de qualquer concentração de álcool ou substância psicoativa”, detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter habilitação.

Mas as penalidades aumentam de acordo com a gravidade dos danos causados a terceiros. Assim, se o motorista estiver alcoolizado e atropelar alguém, provocando lesão corporal, poderá pegar de um a quatro anos, mais multa e suspensão ou proibição de se obter permissão ou a habilitação.

Para o caso de lesão corporal de natureza grave, a pena será de três a oito anos de cadeia e proibição de se obter a permissão ou a habilitação. Em caso de morte, quatro a doze anos de reclusão, multa e proibição para dirigir.

As penalidades previstas no parecer podem aumentar em um terço e até dobrar se além de todas as infrações já citadas, o motorista não tiver habilitação.

Fonte.: A Gazeta – ES