sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pausa de caminhoneiro tira 30% da produtividade do agronegócio


Com a nova legislação que estipula regras para o descanso de caminhoneiros - suspensa por até 180 dias para que seja realizado um mapeamento das rodovias federais - a produtividade do setor de agronegócios com operações que dependem do transporte rodoviário deverá cair 30%, segundo estimativas divulgadas na quarta-feira (26) pela operadora Luft Agro durante o Global Agribusiness Forum, evento que reúne empresários, especialistas e representantes da cadeia produtiva agrícola em São Paulo (SP).

Com as novas regras - que deveriam passar a valer no início deste mês e estipulam descanso de 30 min a cada quatro horas trabalhadas, intervalo mínimo de 11h, entre outras, sob pena de multa de R$ 127,69 mais a perda de cinco pontos na carteira de habilitação - a empresa de logística estima que o agronegócio será diretamente afetado. "O impacto será severo, 30% é o estipulado para quem já trabalhava de acordo com as regras, então, vigentes", disse Luciano Luft, da Luft Agro. "Para aqueles que dirigiam 20h por dia, a perda será de 50%".

De acordo com ele, atualmente, o País possui 1,9 milhão de caminhões em operações - o que resultaria em uma "perda" de 570 mil caminhões em atividade. "Temos de pensar em soluções conjuntas, até hoje, cada um (do setor da agricultura) pensou no seu próprio negócio", disse.

"Temos de nos organizar e este é o momento de reescrevermos a logística - trens e hidrovias são opções aos caminhões", afirmou.

Seguindo o posicionamento, Julio Fontana, presidente da Rumo Logística, afirmou que há investimentos sendo feitos em ferrovias no País e na resolução dos "gargalos" em portos, como o de Santos. "No ano passado, metade do açúcar exportado chegou aos portos por meio de trens", afirmou.

Fonte.: Terra