sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Obras podem aliviar problemas de transporte na Baixada Santista


Os constantes problemas com o transporte na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, podem chegar ao fim com início de obras nas estradas da Baixada Santista. Pelo menos essa é a expectativa de quem sofre com o trânsito cada vez mais complicado. Uma reunião realizada nesta quarta-feira (26) em Santos, no litoral de São Paulo, discutiu obras e projetos de acesso ao Porto de Santos.

Se tem muita carga para sair e chegar ao porto, o resultado é quase sempre o mesmo. Estradas lotadas, e horas de espera no trânsito. O problema se reflete dentro da cidade. Tudo isso porque grande parte do que vem para o Porto de Santos é transportado por caminhões.

Mas esta realidade pode mudar. É o que acredita o secretário de logística e transporte do Estado, Saulo de Castro Abreu Filho, com a implantação da hidrovia Tietê-Paraná. A carga deverá vir pelo Rio Tietê até as cidades de Salto e Artemis. Depois será transferida para os trens e então trazida para Santos.

O secretário falou também sobre o túnel ligando Santos a Guarujá. “A primeira vez que se faz isso no Brasil, por isso que há um consultor internacional. A gente acredita que no decorrer desse ano terminar a questão dos impactos ambientais. Acho que foi a melhor opção. E a ideia é iniciar a obra em 2014”, diz Saulo.

Mas o problema ainda está concentrado nas rodovias. Por isso obras de grande porte serão feitas também. O viaduto do Casqueiro, que hoje é um dos grandes gargalos viários, vai passar por alterações. De acordo com o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Clodoaldo Pelissioni, um novo viaduto deve ser construído. “São duas obras. Uma já está licitada, que é uma nova ponte sobre o canal do Barreiro, melhorias na pista e ciclofaixa. A outra são dois viadutos duplos na chegada a São Vicente para eliminar os seis faróis que existem ali. Nós deveremos licitar a obra em outubro, estamos terminando o processo de licenciamento ambiental. No início do ano que vem pretendemos iniciar a obra”, disse.

Pelissioni também falou de novidades na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, na ligação com a Via Anchieta. “Faremos um novo trevo de acesso ao Porto e mais 8km de terceira faixa em cada um dos lados da Cônego. Essas obras estão previstas para iniciar em outubro, com conclusão em 18 meses”.

Com relação ao problema crônico da entrada de Santos, o Secretário Estadual de Transportes não apresentou nenhuma solução por enquanto. Só disse que há um projeto da prefeitura que ainda precisa ser estudado.

Fonte.: G1