quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Terminal de Rondonópolis tem licença e começa a operar


O terminal ferroviário de Rondonópolis recebeu a Licença de Operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e deve começar a operar, em caráter experimental, ainda nesta semana.

Com a inauguração, a capacidade de carregamento da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) passará de 12 milhões para 17 milhões de toneladas de grãos por ano. O terminal será operado pela América Latina Logística (ALL), empresa detentora da concessão.

“Com 385 hectares, o terminal de Rondonópolis será o maior da América Latina. A princípio, ele deve funcionar mais devagar, carregando uma locomotiva por vez. Em setembro, já deve estar operando com a capacidade máxima, que é de carregar duas locomotivas ao mesmo tempo, e descarregar seis caminhões”, informou o secretário de Estado de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo.

"Com 385 hectares, o terminal de Rondonópolis será o maior da América Latina. Em setembro, já deve estar operando com a capacidade máxima"

“O terminal também vai operar utilizando contêineres, o que permitirá transportar produtos com valor agregado e industrializados, não somente grãos, como ocorre hoje. Agora, estamos trabalhando na duplicação dos 28 quilômetros de estrada que dá acesso à cidade, para melhorar o fluxo dos caminhões que levarão a carga até o terminal”, disse.

A solenidade de inauguração do terminal dependerá da agenda do ministro dos Transportes, César Borges. Vuolo irá a Brasília nesta semana, juntamente com o governador Silval Barbosa (PMDB), para convidar o ministro e a presidente Dilma Rousseff (PT) para o evento.

Com quatro terminais em Mato Grosso – Alto Taquari (479 km ao Sul de Cuiabá), Alto Araguaia (414 km), Itiquira (357 km) e Rondonópolis (212 km) –, a Ferronorte passa a operar com 370 quilômetros de trilhos no Estado.

“O próximo passo é levar a ferrovia até Cuiabá. É um sonho antigo que deve ser tornar realidade em breve. Os estudos de viabilidade estão sendo executados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, possivelmente, no próximo ano, a licitação já será feita”, disse Vuolo.

Após a Capital, a Ferronorte deve ser expandida até Santarém (PA), para facilitar o escoamento da produção mato-grossense pelos portos da região Norte do País.

Fonte.: Midia News