O fluxo de caminhões que entram e saem do Pátio de Triagem do Porto de
Paranaguá foi 8% maior em julho, em comparação com o mesmo mês do ano
passado. Passaram pelo pátio 36,7 mil caminhões no mês passado, contra 33,9
mil em julho de 2012. Mesmo com o movimento intenso, não houve registro de
filas ou qualquer outro transtorno envolvendo os caminhões graneleiros nas
rodovias de acesso ao porto.
As adequações logísticas feitas com o sistema Carga Online, que acabou
com as filas no acesso ao Porto, foi possível também baixar o tempo de espera
dos caminhões para a descarga nos terminais. Nos anos anteriores, a espera
passava de 12 horas. Este ano, mais de 50% dos veículos esperam menos de oito
horas para descarregar.
FRETE
De acordo com o presidente da Federação das Empresas de
Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Sergio Malucelli, a
implantação do Carga Online baixou o custo do frete no Estado. “Os caminhões,
ao chegarem cadastrados ao pátio, esperam menos tempo e isso oportuniza que
eles retornem à origem para novo carregamento. E aqueles custos que as
transportadoras tinham, com as horas paradas, sumiram. Isso fez com que o
custo operacional do frete baixasse consideravelmente”, afirma.
O superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino,
explicou que o trabalho da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina
(Appa) é para reduzir ainda mais o tempo de espera.
“Temos agregado
funcionalidades ao sistema Carga Online como o aviso, através de mensagens,
para que o caminhoneiro se dirija ao terminal de descarga. Também estamos
trabalhando com melhorias estruturais para aperfeiçoar ainda mais o
atendimento no pátio para as próximas safras”, explica.
OBRAS
Duas grandes obras estão previstas para melhorar a condição do
Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá. Uma delas, já licitada no valor de R$
2,4 milhões, prevê a melhoria das condições de tráfego no acesso, buscando
reduzir o entrelaçamento de fluxos e interferências com a construção de uma
via marginal de acesso ao Pátio de Triagem. O processo aguarda autorização da
Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para ser iniciado.
A segunda obra é referente à ampliação do Pátio de Triagem. Uma área
lateral foi desapropriada e, com isso, será possível duplicar a capacidade de
recebimento de caminhões. O Pátio conta com mil vagas estáticas. Com a
ampliação, a área poderá receber até dois mil caminhões. “Considerando que se
trata de um pátio de fluxo, conseguimos ter giro diário de 2.500 caminhões no
pátio. Com a ampliação, será possível duplicar esta capacidade”, explica o
superintendente.
ORIGEM
De janeiro até julho, 226,4 mil caminhões graneleiros
passaram pelo Pátio de Triagem. O volume é 4,5% superior ao registrado em
2012. Dos veículos liberados este ano, 68% vêm do Paraná, 17% do Mato Grosso
(MT) e o restante de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e
Minas Gerais.
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Fonte.: Agência de Notícias do Paraná
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