sexta-feira, 6 de julho de 2012

Porto do Rio reivindica estacionamento


O Conselho Empresarial de Logística e Transporte da ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro) está reivindicando a construção de um estacionamento para os caminhões que fazem carga e descarga no Porto do Rio de Janeiro. A proposta da entidade é utilizar o antigo terreno da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) para esta finalidade. A decisão foi tomada durante reunião realizada na última semana.

“Hoje, não existe estrutura para que esses caminhões e os motoristas tenham conforto para esperar a hora de levar a carga para o porto, descarregar um contêiner e deixar um produto para ser embarcado em um navio. Os caminhões param ao longo da rua, nas avenidas e engarrafam o trânsito”, afirma Eduardo Rebuzzi, presidente do Conselho e também da Fetranscarga (Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro).

O conselho da ACRJ deve enviar um ofício para a prefeitura do Rio de Janeiro com a solicitação da construção do estacionamento. De acordo com Rebuzzi, com a revitalização da região, a cidade precisa entender que o porto é operacional e tem que dar condições funcionais para o comércio atrelado ao trânsito. “Outra área ideal para essa organização é o estande de tiro da Polícia Civil do Rio de Janeiro, localizado no Bairro do Caju, que foi transferido para o estande já existente no Centro de Treinamento de Cambota, em Deodoro, Região Oeste do Rio”, diz Rebuzzi.

Quem também esteve presente na reunião do conselho foi o subprefeito do Centro e do Centro Histórico da capital fluminense, Luiz Claudio Gonçalves Vasques, que garantiu que está negociando melhorias da logística de carga e descarga de materiais na cidade. Para ele, uma solução pode ser o transporte dos materiais à noite, por meio de uma regulamentação específica.

“Temos que entender que existe uma necessidade especial do centro da cidade por conta do comércio, que é muito dinâmico e necessita de abastecimento constante, independentemente do horário e do momento”, conta Vasques.

Fonte: Porto Gente