sexta-feira, 6 de julho de 2012

Atenção: lei que disciplina carga e descarga será aplicada a partir deste julho


Atenção empresários com lojas na região central, e de empresas de transporte que atuam em Cuiabá-MT: a Lei nº 5.463, que disciplina a circulação de veículos e a operação de carga e descarga na capital, passará a ser aplicada até o final da primeira quinzena de julho.

Mas, conforme explica Nelson Soares, diretor da CDL Cuiabá, em alguns casos especiais existe a Autorização Especial de Transporte (AET). Ela pode ser utilizada quando algum tipo de veículo (descritos na lei, artigo 21, do Capítulo III) precisa trafegar em uma área restrita a ele. “Por exemplo, quando está acontecendo a construção de um prédio no centro da cidade e o caminhão com concreto precisa chegar até lá. Segundo a lei, este veículo não pode trafegar no centro, então a empresa que está realizando a obra vai até a prefeitura, pede a AET e paga uma taxa fixa e anual para que o veículo possa circular naquela área”, esclarece.

Segundo Nelson, a visão da diretoria CDL é a de que com esta reorganização de tráfego de veículos pesados no Centro, o trânsito vai fluir melhor. “Com isso, mais carros poderão passar por esta área, favorecendo o comércio, ou seja, a grande vantagem da lei é o favorecimento à mobilidade urbana”, avalia. No entanto, o ponto desfavorável é que fracionar o frete vai encarecê-lo um pouco e isso pode refletir no preço das mercadorias. “Entretanto, acredito que não sendo o valor deste frete nas vias internas da cidade tão expressivo nos preços, os lojistas podem se adequar sem transferir o custo para os consumidores”.

Previna-se - De acordo com o secretário da SMTU, Josemar Sobrinho, a sinalização de trânsito específica está sendo providenciada, visando tanto informar aos cidadãos sobre as localidades e as vias de acesso, como possibilitar “aos agentes a autuação para aqueles que desrespeitarem a Lei”.

Desta forma, os responsáveis pelos departamentos de logística das empresas devem orientar aos seus motoristas, que terão também as informações nos painéis instalados na BR-163, próximo à entrada para Campo Verde, e outros dois na MT-Emanuel Pinheiro, que liga Cuiabá à Chapada. Também serão instalados painéis nas Rodovias dos Imigrantes, Palmiro Paes de Barros e também no Trevo do Lagarto. Em perímetro urbano, a sinalização será em locais como as Pontes Júlio Muller, Maria Eliza Bocaiúva – (Ponte Nova), Sérgio Motta, além do trevo do Tijucal e Avenidas como Beira Rio, Perimetral, entre outras.

“É ideal que desde já os dirigentes de empresas planejem e se reorganizem, tanto lojistas quanto transportadoras, visando adequação e evitando multas. Os infratores das regras a partir de 15 de julho estarão sujeitos às penalidades sob forma de advertência; multa; apreensão e remoção do veículo; cassação do alvará de licença e funcionamento. Portanto, alerta a CDL Cuiabá, acessem a legislação para conhecê-la e se reorganizem, lembrando que há a possibilidade de Autorização Especial de Transporte (AET)”, coloca Nelson.

Fonte: Olhar Direto