sexta-feira, 6 de julho de 2012

Justiça determina que trens deixem de circular no centro-oeste de SP


A falta de manutenção em toda a malha ferroviária de 32 municípios da região de Bauru, interior de São Paulo, fez com que a Justiça Federal decidisse, nesta quarta-feira, por meio de uma liminar, pelo fim da circulação das composições pelo centro-oeste paulista. Uma notificação deverá encerrar o tráfego de locomotivas pelas ferrovias da região. Caso a determinação não seja cumprida, uma multa de R$ 100 por dia será aplicada à empresa responsável.

A liminar suspende o transporte ferroviário de cargas. O não cumprimento de um acordo feito junto ao Ministério Público Federal (MPF) incidiu na decisão da Justiça. A falta de manutenção e recuperação de toda a malha ferroviária e a instalação de cancelas foi a justificativa pela determinação da liminar.

Descarrilamentos de vagões, vazamento de combustíveis e outros problemas também foram levados em consideração. Um relatório de acidentes com pontos críticos na linha férrea foi apresentado pelo MPF. De acordo com o Ministério Público Federal, os trechos entre Bauru e Pederneiras e Bauru a Promissão são os que reúnem mais problemas.

Assim que a concessionária for notificada, terá cinco dias para interromper o tráfego de locomotivas em toda a linha férrea. A empresa informou que ainda não foi comunicada e, por isso, não iria se pronunciar. Mas adiantou que o acordo vem sendo cumprido e que está aberta para os ajustes necessários.

Fonte: Terra