sexta-feira, 11 de maio de 2012

Governo autoriza estudo sobre hidrovia no Tocantins


A presidente Dilma Rousseff determinou o prazo de 70 dias ao Ministério dos Transportes para o início da licitação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental da Hidrovia do Tocantins (Evitea), requerido pela Senadora e presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia Abreu (PSD-TO).

Os estudos preliminares sobre a hidrovia mostram que o potencial é de escoamento de 56 milhões de toneladas de grãos das regiões Norte e Centro-Oeste assim como a produção industrial da Zona de Franca de Manaus (AM) para a região Sul.

Segundo a senadora, a presidente determinou prioridade máxima nos estudos, que indicarão fluxos de navegabilidade e custos estimados de investimentos, entre outros dados, informações fundamentais para a elaboração de projetos básicos.

Katia Abreu pretende apresentar os dados do estudo a empresários e autoridades chinesas que participarão de seminário que será realizado pela CNA na China, em setembro deste ano, para discutir, entre outros pontos, os investimentos em logística de transporte, com a presença do ministro Paulo Passos.

Fonte: Portal Transporta Brasil