terça-feira, 8 de maio de 2012

Caminhoneiros ainda não respeitam restrição de carga e descarga no Recife


No primeiro dia em que começam a valer as mudanças no trajeto para caminhões acima de seis metros que fazem carga e descarga no centro do Recife, boa parte dos motoristas ainda não respeitam as novidades. A entrada do trajeto proibido está sendo vigiada por agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), mas na Rua da Concórdia, no bairro de São José, já é possível encontrar caminhoneiros cometendo infrações.

Na rua da Palma, também no bairro de São José, um motorista de caminhão com mais de seis metros cometia duas infrações: além de circular em local proibido, fazia carga e descarga irregular. Com dificuldades para manobrar, graças ao tamanho do veículo, invadiu a calçada de uma loja, e por pouco não atingiu nenhum pedestre.

Já na esquina da rua da Palma com a rua Tobias Barreto, um caminhoneiro estava parado em plena esquina, descarregando tranquilamente. Fernando Miranda, que dirigia o caminhão, tenta justificar a infração: “No momento não tem onde descarregar! Tenho que descarregar aqui mesmo! Errado eu sei que estou, mas não devo fazer de novo”.

Ao mesmo tempo, é difícil encontrar fiscalização nos pontos em que o tráfego de veículos com mais de seis metros não é mais permitido. Segundo a CTTU, esse ainda é um momento para educar os motoristas. A presidente Maria de Pompeia diz que os agentes estão mais concentrados nos acessos aos bairros, e promete ação mais rígida até o início da próxima semana.

Sobre as justificativas dadas pelos motoristas, Maria de Pompeia avisa: “Ninguém para muito tempo, né? Todo mundo só para ‘rapidinho’, e isso também atrapalha o trânsito, não vai ser permitido”. Ela disse ainda que: 

“Infelizmente (...) se eles insistirem vão pagar uma multa de R$ 85,13 além de quatro pontos na carteira. E se pararem também vão ter a multa de estacionamento em local proibido”.

Quem estaciona onde não é permitido tem que pagar uma multa de R$53,20 e recebe três pontos na carteira de motorista.

Fonte: G1