quarta-feira, 9 de maio de 2012

Caminhões: produção cai 30,3% de janeiro a abril


O início da montagem obrigatória de veículos Proconve P7 desde janeiro deste ano trouxe como resultado uma queda de produção de caminhões de 30,3% no acumulado do ano. A montagem de ônibus registrou retração ainda maior, de 35%. As vendas no varejo, mensuradas pelo licenciamento de veículos novos, tiveram quedas menores: 9,9% para os caminhões e 1,1% para os ônibus.

A partir de números atualizados, o vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Marco Antonio Saltini, já admite uma retração mais acentuada que a de previsões iniciais: “Pode haver uma queda de até 16% para os caminhões este ano e de 10% para os ônibus.” O executivo teme o aumento da restrição aos financiamentos observada nestes primeiros meses: “Os grandes frotistas continuam com crédito, mas para as compras ‘picadas’ ele se restringiu bastante”, afirma Saltini.

Entre os caminhões, a queda de produção mais acentuada foi nos modelos semileves, 59,2%, embora a maior redução em emplacamentos, 16,4%, tenha ocorrido para os pesados. Na análise dos emplacamentos por fabricante de caminhão, a maior redução ocorreu para a Scania, 24,2%. No segmento dos pesados, a marca teve queda de 27,7% no acumulado do ano. A maior retração nos licenciamentos de ônibus, 29,6%, ocorreu para a MAN. A exportação também revelou queda de janeiro a abril para os veículos comerciais, de 5,3% para os caminhões e 8,6% para os ônibus.

Fonte: Automotive Busness