quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Bridgestone cria projeto de logística reversa para o descarte de pneus


A Bridgestone, um dos maiores fabricantes de pneus no Brasil, criou um projeto para a realização da logística reversa de produtos usados e inservíveis por meio de uma parceria com o programa de coleta gerenciado RECICLANIP, da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos.

Segundo a fabricante, o descarte consciente dos produtos prevenirá a formação de montanhas de lixo inorgânico, contribuindo com a preservação do meio ambiente. O programa tem contribuído para a regularização das atividades de empresas laminadoras que atuam na informalidade, já que a RECICLANIP exige de seus parceiros licenciamento junto aos Órgãos Ambientais Estaduais e junto ao Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Os pneus recolhidos são encaminhados para empresas de trituração e picotagem cadastradas. Os fragmentos são reutilizados de diversas maneiras: combustível alternativo nas indústrias de cimento, matéria-prima na confecção de pisos, blocos e guias em substituição à brita, confecção de solados de sapatos, borracha para vedação e peças de reposição para indústria automobilística, entre outras.

Além disso, no segmento de recapagem, as empresas reformadoras de pneus que compõem a rede Bandag destinam de forma correta o pó de borracha, um dos grandes resíduos do processo de reforma. Este pó é utilizado como fonte de energia alternativa e também usado em quadras poli-esportivas.

“Além da responsabilidade dos fabricantes ao se desfazerem daquilo que criaram com o menor impacto para o meio ambiente, é necessário haver o compromisso dos clientes em fazer a melhor compra, buscando empresas que oferecem alternativas como esta” afirma o gerente de Marketing da Bridgestone Bandag, Ricardo Drygalla.

Fonte: Portal Transporta Brasil