segunda-feira, 29 de julho de 2013

Novo acesso viário de Guarujá será entregue em 90 dias





O novo acesso viário à Margem Esquerda do Porto de Santos, em Guarujá, que será custeado pelos terminais marítimos através da associação comercial da cidade, deve sair apenas em outubro. O plano inicial era entregar a nova via ao tráfego no mês passado, mas ainda não foi definido um instrumento contratual para garantir a nova ligação entre a Rodovia Cônego Domênico Rangoni e a Avenida Santos Dumont.

A nova via terá 600 metros de comprimento e 50 de largura. Cerca de 40% do terreno por onde ela passará pertencem à Dow Química. O restante é de propriedade do Grupo Fassina. As duas empresas receberão cerca de R$ 70 mil de aluguel mensal, custeado pela Codesp.

Na quinta-feira (25), uma reunião entre a Codesp, a Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg) e a Prefeitura tratou do assunto. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Coordenação Governamental de Guarujá, Duíno Verri Fernandes, na próxima semana, a Dow Química será convocada para uma reunião com a Codesp.

Segundo ele, como se trata de uma multinacional, algumas condições devem ser acertadas antes do início das obras. "A empresa (Dow Química) quer garantias de que tudo sairá como combinado e a Codesp, como é federal, é um pouco lenta. Já com a Fassina, está tudo certo, mas, agora, a Prefeitura vai estar junto ", afirmou.

O vice-prefeito explicou a A Tribuna que os trabalhos de construção da nova via devem ser concluídos em cerca de 90 dias. Quando o projeto foi anunciado, foi cogitada a hipótese de concluir as obras em apenas dois meses.

Ligação

A pista terá de três a quatro faixas. Elas ligarão a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (principal acesso à Margem Esquerda) à Avenida Santos Dumont (onde estão os terminais) e será uma alternativa à Rua Idalino Pinês (a Rua do Adubo), hoje a única ligação para veículos de carga entre a estrada e a avenida.

A nova via será responsável por retirar cerca de 25% do tráfego de caminhões da Rua do Adubo. A intenção é que o novo acesso seja preferencial aos caminhões que transportam granéis (líquidos e sólidos) e para os veículos que têm como destino os terminais daquele trecho.

O projeto será dividido em duas etapas, todas sob a responsabilidade da Aceg. A primeira deve durar três semanas e consiste no planejamento estrutural, na liberação ambiental e na contratação da empreiteira que fará a obra. Em seguida, os trabalhos serão iniciados têm previsão de serem concluídos em 90 meses.

Fonte.: A Tribuna