quinta-feira, 1 de agosto de 2013

CET de Santos troca radares e transfere alguns equipamentos de lugar


Os radares instalados em Santos já começaram a ser trocados. O total de equipamentos não será alterado, mas dos 19 pontos de fiscalização eletrônica, três serão transferidos de lugar. O serviço ainda não tem data para ser concluído.

Segundo o presidente da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) de Santos, Antônio Carlos Silva Gonçalves, eles serão retirados de vias que passam por obras e inseridos em pontos que apresentam importantes índices de acidentes.

No entanto, Gonçalves ressalta que um equipamento deverá ser instalado novamente na esquina da Rua João Pessoa com a Avenida Senador Feijó, assim que os serviços de reurbanização no trecho terminarem. O objetivo é coibir infrações de caminhoneiros que trafegam no trecho.

A velocidade máxima permitida nos pontos de fiscalização continua sendo de 50 km/h, com exceção das lombadas eletrônicas nas Avenidas Conselheiro Nébias e Epitácio Pessoa e na Avenida Perimetral, onde o limite é de 40km/h.

Dedo-duro

Ele aponta ainda que todos os equipamentos da empresa Splice Indústria, Comércio e Serviços – que ganhou a licitação de dois anos pelo valor de R$2.783.895,38 – contam com o sistema de Leitor Automático de Placas (LAP).

Esse programa é capaz de detectar os veículos que circulam em horários e locais não permitidos, além de identificar aqueles que estão com os documentos vencidos.

O presidente da CET-Santos afirma ainda que os condutores não serão multados por esses motivos, mas sim por infrações como excesso de velocidade e passar no sinal vermelho.

Ele explica como a nova tecnologia pode ser usada. “Se tiver uma blitz da Polícia Militar para analisar a documentação dos veículos, eles não vão precisar mais que escolher aleatoriamente os automóveis, pois já serão informados pelo sistema aqueles que estão licenciados ou não”.

E o presidente da CET acrescenta: “Esse equipamento nos permite pegar todas essas informações, mas não quer dizer que faremos isso a todo momento. Ele serve como uma ferramenta estratégica para analisar o trânsito e saber quanto tempo um carro demorou para ir do ponto A ao B”.

Fonte.: A Tribuna