terça-feira, 19 de junho de 2012

Roubo de cargas no Rio cresce 30% no primeiro trimestre de 2012


O roubo de cargas no Rio cresceu 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Criminosos usam tecnologia para bloquear o monitoramento das empresas de rastreamento de veículos e roubar veículos diariamente. Na última semana, durante operação da Polícia Civil, 22 pessoas foram presas, conformou mostrou o Bom Dia Rio.

“Eles roubavam todos os dias. Roubavam, às vezes, mais de uma vez por dia”, afirma o delegado Fábio Cardoso, da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas do Rio. Na Rodovia Presidente Dutra, principal ligação entre o Rio de Janeiro e São Paulo, os assaltantes agiam sempre da mesma forma. Armados, eles rendiam e sequestravam os motoristas.

Os criminosos ainda aproveitavam para sacar dinheiro com os cartões dos motoristas. Em uma escuta telefônica gravada com autorização da Justiça, Roberto Fabiano, apontado como um dos chefes da quadrilha, pede ao comparsa a senha de uma vítima mantida em cativeiro. “Se ele não falar certo, dá um tiro na perna dele até ele falar. Se ele não falar, tu dá um tiro na cara dele”, disse Roberto na gravação.

Os caminhões de carga custam pequenas fortunas. Alguns chegam a valer R4 400 mil, sem contar com a carga transportada. Para proteger esse patrimônio, as empresas investiram pesado em tecnologia, mas isso não garante mais a segurança de quem está nas estradas, pois as quadrilhas também se especializaram.

Com a quadrilha presa há cerca de uma semana, foi apreendido um aparelho que bloqueia o rastreador utilizado pelas empresas de segurança e também chamadas de celulares. Na operação que desmantelou a quadrilha, a tecnologia também foi decisiva. Como o telefone do criminoso estava grampeado, os policiais conseguiram localizá-lo durante um sequestro.

Fonte: G1