sexta-feira, 22 de junho de 2012

Bancos de desenvolvimento criam fundo para transporte sustentável


Os oito maiores bancos multilaterais de desenvolvimento anunciaram na última quarta-feira (20) na Cúpula da Rio+20 a criação de um fundo com US$ 175 bilhões para implementar sistemas de transporte sustentável.

Os recursos serão investidos durante a próxima década em programas de "desenvolvimento econômico com equidade, proteção ao meio ambiente e saúde pública" que acompanhem as iniciativas de melhorias do transporte, informou a ONU em comunicado.

O diretor de ONU Habitat, Joan Clos, declarou durante a apresentação do fundo que "esses compromissos sem precedentes podem salvar centenas de milhares de vidas, limpando o ar nas cidades e tornando as estradas mais seguras".

"A redução do tráfego e o diminuição do efeito nocivo do transporte nas alterações climáticas e a ideia de criar uma maior eficiência no transporte de cargas e passageiros estimulam o crescimento urbano e o econômico sustentável", afirmou Clos.

O anúncio foi realizado pelo chamado MDB, integrado pelos bancos Mundial, Interamericano de Desenvolvimento (BID), Africano de Desenvolvimento, Asiático de Desenvolvimento, Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento, Europeu de Investimentos, Islâmico de Desenvolvimento e de Desenvolvimento da América Latina.

"É uma mudança de visão, pois antes 80% dos investimentos em transporte eram para estradas, agora muda o jogo", disse à agência EFE Ramón Cruz, diretor de Desenvolvimento Sustentável do Instituto para Política de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), com sede em Nova York e que promoveu o fundo.

De acordo com Cruz, o milionário fundo "torna mais equitativo, o transporte em massa, com combustíveis mais limpos, mas com uma dimensão social e efeito multiplicador para os países".

Sobre a Rio+20

Vinte anos após a Eco92, o Rio de Janeiro volta a receber governantes e sociedade civil de diversos países para discutir planos e ações para o futuro do planeta. A Conferência das Nações Unidas sobre 

Desenvolvimento Sustentável, que ocorre até o dia 22 de junho na cidade, deverá contribuir para a definição de uma agenda comum sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.

Depois do período em que representantes de mais de 100 países discutiram detalhes do documento final da Conferência, o evento se prepara para ingressar na etapa definitiva. De hoje até sexta, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Rio+20 com a presença de diversos chefes de Estado e de governo de países-membros das Nações Unidas.

Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, vários líderes mundiais não estarão presentes, como o presidente americano Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Além disso, houve impasse em relação ao texto do documento definitivo. Ainda assim, o governo brasileiro aposta em uma agenda fortalecida após o encontro.

Fonte: Terra