segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

União promete acabar com gargalos na Rodovia Cônego Domênico Rangoni


As obras de eliminação dos gargalos da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, antiga Piaçaguera, receberão recursos do Governo Federal. Foi o que prometeu a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, durante reunião da qual participaram a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, o diretor do Ciesp-Cubatão Valdir José Caobianco e os vice-diretores Raul Elias Pinto e Valdomiro Roman da Silva, ontem, em São Paulo. O valor que está sendo negociado gira em torno de R$ 250 milhões.

A alça de acesso do viaduto que liga a antiga Piaçaguera à Via Anchieta A eliminação dos gargalos viários de Cubatão é uma reivindicação de mais de uma década das empresas do Polo Industrial. A maioria dos problemas se concentra na antiga Piaçaguera, que constantemente fica congestionada e trava a única ligação seca entre as indústrias, o Planalto e o Porto de Santos.

Em 2011, o governador Geraldo Alckmin anunciou que em março deste ano liberaria R$ 345 milhões para a abertura de mais uma faixa na rodovia e a remodelação da alça de acesso que liga a Piaçaguera à Via Anchieta. Esse trecho, inclusive, é considerado uma aberração viária. Mas, devido à urgência para solucionar esses problemas, a prefeita e os representantes das indústrias decidiram também pedir o apoio do Governo Federal.

Soluções

Eles apresentaram à ministra vários estudos que apontam a saturação da rodovia e as possíveis soluções dos problemas. Conforme um laudo de engenharia elaborado pelo setor especializado do Ministério Público Estadual, existe a necessidade imediata de intervenções viárias na Cônego Domênico Rangoni. O levantamento foi feito a pedido da Promotoria de Cubatão, que instaurou inquérito civil para apurar a precariedade do serviço prestado à população na rodovia.

Segundo a prefeita Marcia Rosa, Ideli entendeu que existe a necessidade de investimentos urgentes na malha viária que corta a Cidade e se comprometeu a articular as providências necessárias para a liberação imediata dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A ministra também colocará a sua equipe em contato com o Governo do Estado para articular a melhor forma de realizar essas obras. “Esse gargalo logístico é um problema que afeta as indústrias, o Porto de Santos, enfim, causa transtornos e prejuízos à toda Baixada Santista e é um problema dos municípios, do Estado e da União”, disse a prefeita após o encontro.
Saturação antiga

O laudo elaborado pelo Centro de Apoio Operacional à Execução (CAEx) do Ministério Público constatou que, entre setembro de 2009 e agosto de 2010, a Rodovia Cônego Domênico Rangoni acumulou 1.603 horas (quase 67 dias) de trânsito ruim. Esse cenário colocou a via nas categorias E e F da tabela do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que classifica a qualidade do tráfego nas rodovias brasileiras ('A' representa as melhores condições de tráfego e 'F', as piores).

O levantamento foi feito com base nos dados fornecidos pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e pela Ecovias, operadora do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), que engloba a Piaçaguera.

O CAEx concluiu que o trânsito na Piaçaguera está saturado desde 2008. E que, em alguns pontos, o fluxo de veículos atingiu condições abaixo dos padrões classificados como inadequados. O estudo também analisou as condições da alça de acesso que liga a Piaçaguera à Anchieta, no Viaduto Luiz Camargo da Fonseca e Silva, e concluiu que as suas dimensões não são “suficientemente eficazes para dar fluidez ao volume atual de tráfego, prejudicando a segurança do local”.

Fonte: A Tribuna