quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Santo André fará inspeção de veículos a diesel


Donos de caminhões, de peruas e de outros meios de transporte a diesel poderão conferir gratuitamente o índice de emissão de poluentes em seus veículos a partir da próxima segunda-feira (14).

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Petrobras, realizará as aferições até o dia 8 de novembro, dentro do Proar (Programa de Qualidade do Ar) em Santo André.

Nas duas primeiras semanas, a equipe estará com equipamentos medidores na avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, ao lado do estádio Bruno Daniel, na Vila América.

A partir do dia 29, os técnicos atenderão na avenida dos Estados, em frente ao Auto Shopping Global. O horário de atendimento é das 9h às 16h, com pausa das 12h às 13h.

A medida tem apenar caráter informativo, portanto quem não levar o veículo para ser inspecionado não será punido.

Se estiverem nos níveis que a lei considera adequados de emissão de gases, os veículos ganharão um adesivo do Proar. Já os que não se enquadrarem, não serão diretamente autuados, mas receberão orientações.

“Eles poderão fazer manutenção, voltar para uma nova vistoria e garantir o adesivo”, disse o diretor de Gestão Ambiental do Semasa, Carlos Pedro Bastos.

A aferição também ajuda os proprietários a se livrarem de uma possível autuação.

Em parceria com a Polícia Militar, com a Guarda Municipal e com o Departamento de Segurança de Trânsito da Prefeitura de Santo André, o Semasa realiza blitze semanais na cidade para verificar a emissão de poluentes de veículos movidos a diesel.

Níveis de emissão acima do permitido em lei rendem multa de R$ 127,69.

Poluição
Quando desregulados, os veículos a diesel estão entre os maiores poluidores do ar. Para combater a emissão da chamada fumaça preta, a Petrobras tem o Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural), que providenciará técnicos e equipamentos para as aferições em Santo André.

Justiça
Por determinação da 14ª Vara de Fazenda Pública, o governo do Estado terá que implantar a inspeção veicular em 124 cidades. O governo terá 1 ano e seis meses para implantar o programa. O Estado afirma que há um projeto de lei, de autoria do Executivo, em tramitação na Assembleia Legislativa, para criar a inspeção. A proposta está sendo discutida pelos deputados desde 2009.


Fonte.: Agência Bom Dia