segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Detalhes do túnel que ligará Santos a Guarujá são divulgados em reunião


Representantes da Dersa e de uma empresa holandesa mostraram os detalhes do projeto para a construção do túnel que vai ligar Santos a Guarujá, no litoral de São Paulo, durante uma reunião na capital paulista. A obra deve custar aproximadamente R$ 2,5 bilhões. O governo custeará 20% do valor e o restante será financiado.

O encontro foi na sede da Dersa, em São Paulo. Todos os detalhes do projeto foram apresentados, além de um vídeo exibido mostrando como ficará o túnel após as obras. A futura ligação entre Santos e Guarujá terá pouco mais de 1,5 km de extensão e três pistas nos dois sentidos. Também haverá um corredos para pedestres e ciclistas. Um desvio exclusivo será feito para o tráfego de caminhões que seguirão à margem esquerda do Porto.

O projeto também vai ser preparado para que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) passe pelo túnel. Em Santos, o túnel vai sair do cais do "Outeirinho", no bairro do Macuco, e chegará na linha da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), em Guarujá. Segundo o coordenador do projeto da Dersa, Estanislau Marcka, o trabalho traçado foi escolhido depois da avaliação de sete alternativas. A opção pelo túnel submeso também levou em consideração vários aspectos, entre eles restrições impostas pela Codesp e pelo comando aéreo da região.

O coordenador do projeto explicou porque foram descartadas as construções de tipo pênsil e estaiada. "Não posso ter nada superior a 75 metros, mas tenho que deixar 85 metros de vão livre e isso é impossível, não cabe no espaço", afirma Marcka, que comentou que o túnel não será escavado. "Ele teria uma alça de acesso muito grande tanto do lado de Santos como do Guarujá. Primeiro implicando em uma maior perturbação da zona urbana dos dois municípios e segundo, representando um custo muito maior, praticamente o dobro da alternativa selecionada", disse.

O túnel terá 22 metros de profundidade e as estruturas de concreto serão encaixadas. Um pedágio também será construído no lado de Guarujá e a tarifa ainda está sendo estudada. As obras devem ser finalizadas em 2018.

A expectativa é que a licença ambiental para o início do projeto seja emitido em julho de 2014. Até que a permissão seja concedida, serão realizadas audiências públicas por causa da preocupação entre moradores das duas cidades. Será preciso desapropriar 270 moradias em Santos e outras 1.200 famílias em Vicente de Carvalho, em Guarujá, vão precisar deixar os locais. A Dersa pede tranquilidade à população. "Isso se procede como se fosse uma compra onde evidentemente o vendedor não estava colocando o imóvel a venda, mas vai vender para o estado pelo valor de mercado da região e com recebimento à vista no momento da assinatura da escritura", finaliza Marcka.


Fonte.: G1