segunda-feira, 17 de junho de 2013

Marginal Tietê terá faixa só para ônibus a partir de segunda-feira


As faixas exclusivas de ônibus na marginal Tietê começam a funcionar nesta segunda-feira, anunciou na quinta-feira (13), a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Elas serão implantadas apenas nos horários de pico, na faixa da direita da pista local, nos dois sentidos, no trecho entre as pontes das Bandeiras e Aricanduva.

Das 6h às 9h, a faixa funcionará no sentido da rodovia Castello Branco. Já entre as 17h e 20h, a exclusividade para os ônibus valerá no sentido da Ayrton Senna.

As faixas vão funcionar apenas de segunda a sexta-feira.

A alça da ponte das Bandeiras, no sentido Castello Branco para a avenida Santos Dumont, também será exclusiva para os ônibus no horário das 6h às 12h. Nos demais horários, ela vai ficar aberta para qualquer veículo.

Segundo a CET, a primeira semana de implantação das faixas será apenas de orientação aos motoristas, ou seja, não haverá autuações. Já a partir do dia 24, os carros que invadirem a faixa exclusiva para os coletivos serão multados.

Invadir a faixa de ônibus à direita nos horários de funcionamento é uma infração leve e rende multa de R$ 53,20, mais três pontos na carteira de habilitação.

A CET disse ontem que só informará como será a fiscalização quando as multas começarem a ser aplicadas. A companhia informou apenas que os radares que existem na marginal não são capacitados para multar esse tipo de infração. Assim, a fiscalização deverá ser feita por agentes de trânsito.

No total, as faixas terão 12,7 km, sendo 5 km no sentido Castello Branco e 7,7 km no sentido Ayrton Senna.

O objetivo das faixas, diz a companhia, é priorizar a circulação do transporte coletivo e, assim, reduzir o tempo das viagens.

De acordo com a CET, 18 linhas de ônibus passam pelo trecho contemplado. Cerca de 211 mil passageiros serão beneficiados diariamente.

PINHEIROS

A marginal Pinheiros também ganhará faixas exclusivas de ônibus, segundo a CET.

A data de implantação e o trecho que será contemplado, porém, ainda não foram definidos pela prefeitura. 

A expectativa da companhia é que elas comecem a funcionar até o final de julho.
Embora o trajeto ainda não tenha sido definido, serão priorizados os pontos onde há grande fluxo de ônibus. Os principais trechos com tráfego de coletivos estão nas regiões das pontes João Dias e Eusébio Matoso.

Fonte.: Folha de S. Paulo