segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Rio de Janeiro intensifica a fiscalização ao tráfego de caminhões


Foi só a Prefeitura do Rio de Janeiro intensificar a fiscalização do tráfego de caminhões nas vias onde há restrições de circulação que as multas se multiplicaram, desde o começo de novembro. A operação é feita por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) em conjunto com a Guarda Municipal e com a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET Rio).

As vias foram sinalizadas com placas, e os agentes dos dois órgãos agora ficam espalhados, de segunda a sexta-feira, em 25 pontos de bloqueio. Em alguns deles, realizam inclusive vistoria para conferir a carga transportada. Também são utilizados 28 equipamentos de fiscalização eletrônica, registrando as infrações por desrespeito às regras de restrição do tráfego de caminhões.

Apenas nos primeiros dias de operação, 6.056 multas foram aplicadas por eles. Ao todo, foram multados 8.243 veículos na primeira semana, além dos 28 removidos por falta de documentação ou por conduzirem pessoas dentro do baú, o que, segundo a secretaria carioca, corresponde à infração gravíssima com multa de R$ 191,54 e com perda de sete pontos na carteira.

A restrição é determinada pelo Decreto 29.231, proibindo a circulação de caminhões, assim como a carga e a descarga, no período entre as 6h e as 10h e entre as 17h e as 20h, de segunda a sexta-feira, excluindo os feriados, em 26 vias da cidade. Há previsão de ampliar, até o início de dezembro, a área onde a circulação de caminhões fica restrita. A SMTR justifica a ampliação com o grande movimento nos horários de pico em outras regiões da cidade. Com a medida, o impacto causado pelos veículos de grande porte seria reduzido. Com esse complemento, a operação deve ter a fiscalização ampliada - segundo a secretaria, a Guarda Municipal usará motocicletas para realizar o controle.

Fonte.: Terra