sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Projeto de Lei quer aumentar punição para quem for pego dirigindo bêbado


Um projeto de lei já aprovado pela Câmara dos Deputados quer endurecer a punição aos infratores que dirigem sob a influência de álcool. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por ano cerca de 1,5 mil motoristas são autuados por dirigir pelas rodovias do estado sob o efeito de álcool.

“Está em tramitação no Congresso Nacional, inclusive já aprovado pela Câmara dos Deputados, e aumentam essas penalidades, inclusive dobrando o valor das multas. Mas volto a dizer que para se tornar um crime inafiançável precisa mudar a legislação vigente”, defende o deputado federal Pedro Chaves (PMDB).

Em Goiânia, a delegada de trânsito já aplica multas mais pesadas, de acordo com o valor do veículo. “E caso a situação, os antecedentes recomendem, pode ser aplicada uma fiança. Ela é aplicada mediante a situação econômica da pessoa e varia de 1 a 5 salários mínimos. Em Goiânia nos temos adotado uma postura que se a pessoa ela tem condição de ter um carro que envolve um valor elevado, nós estamos arbitrando um quarto do valor do veículo, que é mais ou menos com base na situação econômica dela”, avalia a delegada Nilda Lima de Andrade.

O médico Manoel Araújo de Rocha Filho explica que a bebida gera euforia auto-confiança e reduz os reflexos do condutor. “De início a pessoa não percebe a perda desse reflexo, mas a medida que o teor de álcool vai aumentado no sangue, pode chegar até a perda importante. A pessoa não pode nem consegue tomar decisões rápidas e não consegue ter reações rápidas”, afirma.

Fonte.: Folha de Notícias