sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Novas medidas para circulação de caminhões na BR-040 devem entrar em vigor em janeiro


Uma audiência pública realizada na segunda-feira (17), no Centro Cultural da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, em Petrópolis, discutiu a implantação de horários específicos para o fluxo de caminhões pesados na BR-040. As sugestões ainda serão consolidadas e devem ser apresentadas até do próximo dia 21. 

Segundo o secretario estadual de Transportes, Júlio Lopes, as novas medidas devem entrar em vigor em janeiro de 2013. Em novembro, a Secretaria estadual de Transportes elaborou uma portaria para restringir a circulação de veículos de carga, com dois ou mais eixos, às sextas-feiras e vésperas de feriados, das 16h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Além da proposta inicial, diversas outras sugestões foram apresentadas durante a audiência, que contou com a presença de representantes da Agência Nacional ANTT, Concer, Polícia Rodoviária Federal, além do secretário. Segundo Júlio Lopes, apesar do consenso sobre a necessidade imediata do compartilhamento de pistas, a grande unanimidade da audiência foi o pedido da sociedade pela duplicação da BR-040, que deverá ser realizada posteriormente.

A construção da nova subida encurtará em cinco quilômetros a ida até Petrópolis. A obra inclui a duplicação da atual pista de descida desde Xerém e a construção de um túnel de cinco quilômetros a partir do Belvedere, que devem começar a ser feitas em janeiro de 2013. O projeto prevê que a atual subida, aberta em 1928, seja transformada numa estrada-parque, voltada para turismo ecológico, educação ambiental e lazer.

Fonte.: O Globo