quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Desenvolve SP já financia caminhões com juro zero


Por intermédio da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), o governo de São Paulo iniciou a operação do Programa de Incentivo à Renovação de Frota de Caminhões. O objetivo é tirar de circulação veículos de carga com 30 anos ou mais, financiando a juro zero a compra de um novo caminhão.

A instituição financeira, em parceria com o Sindicato dos Transportadores Rodoviários da Baixada Santista (Sindicam), já distribui um guia para auxiliar o caminhoneiro a acessar o programa. Pelas regras, o novo caminhão deve se enquadrar ao programa atual de controle de emissões, o Proconve P7. Outra exigência é que o veículo antigo saia de circulação e suas peças sejam inutilizadas por empresas especializadas.

Os recursos serão da Linha BNDES Pró-caminhoneiro, com a equalização dos juros feita pelo Governo do Estado. O prazo para o quitação do financiamento é de até 96 meses, sem entrada, e com carência de até seis meses. Poderão acessar o programa profissionais autônomos e pessoas jurídicas enquadradas como empresários individuais que prestam serviços no Porto de Santos. O financiamento envolve a aquisição de caminhão, chassi, caminhão-trator e cavalo mecânico.

“Só na zona portuária de Santos, escolhida para receber o piloto do programa, são quase 6 mil caminhões, cerca de mil deles com mais de 30 anos. Esse programa vai melhorar a qualidade do ar e reduzir os engarrafamentos causados por caminhões velhos quebrados na região do porto”, diz o presidente da Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos.

Fonte.: Automotive Business