quarta-feira, 18 de julho de 2012

Devido à falta de balanças em Goiás, caminhões trafegam acima do peso


A falta de balanças rodoviárias no estado tem proporcionado que caminhões trafeguem pelas estradas com excesso de peso. De acordo com a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), atualmente apenas um equipamento, que fica próximo a Formosa (GO), está fazendo pesagem dos veículos na região. Com isso, os motoristas de carros de passeio acreditam que esse pode ser um dos fatores responsáveis pelos buracos existentes na malha viária.

Na GO-220, o asfalto já está sendo reformado após um ano da última recuperação do trecho. “Com esse tanto de carreta passando na pista logo ela estará estragada e cheia de buracos novamente”, acredita o corretor de imóveis Ildário da Silva. Entretanto, os produtores rurais afirmam que eles não têm condições de montar as balanças particularmente. “Teria que ter uma balança em cada lavoura, mas maioria dos produtores da nossa região não tem condição de comprar um equipamento como esse. Isso é muito inviável”, ressalta o fazendeiro Wilmar Oliveira.

Com a falta de fiscalização, os motoristas afirmam que é comum trafegar com o peso irregular no estado. “Eu chego a levar de 37 a 39 toneladas no caminhão. Esse valor é cerca de 3 mil a mais do que o meu caminhão pode levar”, revela o caminhoneiro Delson Martins. O colega dele, José Peres, ainda completa. “A gente tem que levar um pouquinho a mais porque se não ganhamos nada”.

Providências

A assessoria de imprensa da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) informou que a implantação de balanças ainda está em fase de habilitação técnica. A empresa que venceu a licitação está sendo avaliada se terá condições de realizar o serviço. Por isso, ainda não foi estipulada uma data para o inicio das instalações dos equipamentos.

Fonte:G1