sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Mercedes-Benz prepara novo investimento para a operação brasileira


Philipp Schimer, presidente da Mercedes-Benz, quer recuperar a liderança em caminhões A Mercedes-Benz divulgará um novo pacote de investimentos no fim de outubro, durante a Fenatran. O anúncio foi feito pelo presidente da companhia para o Brasil, Philipp Schimer, na última terça-feira, dia 3 de setembro, durante evento para apresentar à imprensa alguns dos lançamentos que serão levados à feira dos transportes deste ano. O novo aporte dará continuidade ao atual programa de R$ 1,5 bilhão, iniciado em 2010 e com conclusão este ano.

Enquanto o investimento anterior teve como prioridade a ampliação da capacidade produtiva, com a adaptação da planta de Juiz de Fora (MG) para a produção de caminhões, o novo aporte será mais dedicado ao desenvolvimento de novos produtos. “Essa será a base. Outra parte será destinada à automatização e aprimoramento das nossas fábricas, para tornar os processos mais eficientes”, conta Schimer.

O executivo assumiu a presidência da organização há cerca de 90 dias com o desafio de trazer novamente a marca para a liderança do segmento de caminhões, terreno perdido para a MAN há uma década. A estratégia da companhia para isso se apoia em um tripé: desenvolvimento de produtos mais adequados ao mercado nacional, aumento da oferta e da qualidade dos serviços e melhora da eficiência interna da companhia, que tenta reduzir a burocracia para ganhar agilidade. “Com isso, a liderança será natural”, acredita o presidente da marca.

O plano de investimento, a ser anunciado em outubro, portanto, é decisivo para que a Mercedes-Benz alcance seu objetivo no mercado brasileiro. O primeiro passo dessa ofensiva começa com as novidades que serão mostradas ao público pela primeira vez na Fenatran. Entre os destaques estão o semipesado Atego 2430, que ganhou câmbio automatizado Mercedes PowerShift, e as versões 4x2, 6x2 e 6x4 da linha Axor, que têm agora suspensão a ar.

MERCADO
Para alcançar o objetivo de voltar a ser líder, a Mercedes-Benz precisará acelerar o seu ritmo de crescimento que, entre janeiro e julho deste ano, foi inferior ao registrado pelo mercado de caminhões. Enquanto as vendas da companhia avançaram 4,2%, para 21,4 mil unidades, o total de licenciamentos cresceu 9,6%, para 89,1 mil veículos.

Joachim Maier, vice-presidente de vendas e marketing da organização, avalia 2013 como um bom ano para a marca, que ainda deve trazer resultados positivos, já que o segundo semestre é tradicionalmente mais aquecido. O executivo teme, no entanto, que o crescimento aparentemente sustentável do mercado seja abalado no ano que vem. “Ainda não há decisão sobre como ficará a taxa do Finame. Espero que os juros se mantenham nesse nível ou tenham aumento leve.”


Fonte: Automotive Business