quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Duplicação da SP-333 entre Marília e Julio Mesquita começa em novembro


A abertura dos envelopes da licitação para a contratação das empresas interessadas na execução das obras de duplicação da SP-333, no trecho que liga Marília e Julio Mesquita (km 295,485 ao km 335) foi realizada  no dia 27 de agosto. Os nomes das empresas classificadas na licitação devem ser publicados no Diário Oficial do Estado em uma semana. O início das obras está previsto para novembro e a conclusão, em janeiro de 2015.
“O processo deverá durar ainda alguns meses. Isto porque após a publicação será realizada a análise da documentação, aberto o prazo para recursos e só então ocorre a homologação da empresa vencedora”, informa a assessoria de imprensa do DER (Departamento de Estradas e Rodagem).

O pacote de obras também inclui o recapeamento de 11 quilômetros da SP-333, entre os municípios de Guaimbê e Júlio Mesquita, além da regularização de pista da SP-294, no trecho urbano de Marília, conhecido como rodovia do Contorno.

O certame que deveria ter sido realizado em 11 de junho foi suspenso porque uma das empresas interessadas em participar pediu impugnação do edital. A solicitação foi acatada pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) que analisou o edital e autorizou continuidade no processo.

O investimento será de R$ 85 milhões. Além da duplicação e recapeamento da SP-333 também serão realizados serviços para implantação de terceiras faixas, acostamentos, barreiras rígidas, melhorias de seis passagens superiores, uma nova ponte sobre o rio Tibiriçá, seis passagens superiores, três rotatórias, quatro viadutos e uma alça de acesso no km 333,8.

Na rodovia do Contorno cerca de 6 quilômetros de pista serão recuperados. Obras também preveem melhorias de duas passagens superiores, três passagens inferiores e duas passarelas, todas já existentes. Também serão reformados os trevos de entroncamento com BR-153 de acesso às vias municipais avenida da Saudade e rua Hygino Muzzy Filho.

As melhorias na rodovia do Contorno, que corta Marília, são necessárias, pois o local apresenta situação precária do asfalto, com buracos, ondulações e falta de sinalização. Já na SP-333, entroncamento com a BR-153, entre os trechos do posto Gigantão e a cidade de Júlio Mesquita, a duplicação atende reivindicações de motoristas e comerciantes do local, que relatam falta de segurança. O número de mortes na rodovia SP-333 aumentou nos últimos anos, em 2010, dos 40 fatais, 16 foram nesta estrada. Já em 2011, dos 37 totais, 12 foram na SP-333 e no ano passado, das 53 mortes por acidentes de trânsitos, 20 foram no local.


Fonte.: Diário de Marília