quinta-feira, 11 de julho de 2013

Marginal Pinheiros tem novo trecho exclusivo para ônibus


Começou a funcionar na segunda (08) o segundo trecho da faixa exclusiva para ônibus na marginal Pinheiros. Ele terá 5,8 km de extensão e funcionará no sentido Interlagos (zona sul).

Somando-se com os 4,2 km no sentido Castello Branco e 3,6 km na direção de Interlagos, inaugurados na segunda passada, agora são 13,6 km de faixa exclusiva na via.

O novo trecho vai da avenida Sangirardi, marginal Pinheiros e Major Sylvio de Magalhães Padilha (pista local), da ponte Ary Torres até o acesso à avenida João Dias.

Por esse trecho circulam 15 linhas municipais de ônibus, transportando 175 mil passageiros por dia útil, segundo a secretaria dos Transportes.


A faixa exclusiva para ônibus permite fretados, mas proíbe a circulação dos demais veículos de segunda a sexta, das 6h às 9h e das 17h às 20h.

A secretaria estima que por dia trafeguem 460 fretados na marginal Pinheiros, transportando cerca de 8.400 passageiros pela manhã e 10 mil pessoas no pico da tarde.

No início, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai orientar os motoristas, sem multa-los. 

Depois, a invasão da faixa será punida com três pontos na CNH e multa de R$ 53,20. No dia 15, começam a funcionar mais 7,4 km de faixas exclusivas no sentido Castello Branco.

PAULISTA

Na quarta (10), a prefeitura inaugurou faixas exclusivas para coletivos nas avenidas Paulista e Dr. Arnaldo. A da Paulista será instalada da praça Oswaldo Cruz à rua Augusta, nos dois sentidos, das 6h às 22h, de segunda a sábado.

Na Dr. Arnaldo, a faixa funcionará entre a rua Galeno de Almeida e 175 m após a Teodoro Sampaio, no sentido centro, e entre as ruas Professor Ernest Marcus e Teodoro Sampaio, no sentido bairro. Durante a semana, o horário será o mesmo da Paulista. Aos sábados, será das 6h às 14h.

Fonte.: Folha de S. Paulo