segunda-feira, 18 de março de 2013

SPU libera terreno para novo pátio de caminhões do Porto


A Secretaria do Patrimônio da União (SPU), órgão do Ministério do Planejamento, liberou, um terreno com cerca de 250 mil metros quadrados para a construção de um pátio de caminhões na Alemoa, em Santos.

A utilização da gleba havia sido pedida pela Codesp dias antes, como parte de sua estratégia para reduzir os congestionamentos nas estradas da região – causados pelo excesso de veículos usados no escoamento da safra agrícola aos terminais portuários e, também, pela falta de controle em sua chegada ao complexo marítimo.

Até a próxima segunda-feira, o espaço será cedido oficialmente à Docas, que poderá iniciar, a partir da data, a implantação do projeto, proposto há mais de três anos. A instalação ajudará na redução dos congestionamentos e no ordenamento do tráfego na Margem Direita (Santos) do Porto.

A medida foi anunciada com exclusividade para A Tribuna pela chefe da SPU, a ex-vereadora santista Cassandra Maroni Nunes. Em entrevista por telefone, ela afirmou que, “diante da gravidade da situação, autorizamos uma cessão provisória em caráter de urgência para a Codesp começar a tocar a obra”. Ela está em viagem de trabalho em Aracaju (SE) e só deve retornar a Brasília hoje à noite, quando efetuará o despacho do documento, liberando o uso do terreno pela Docas.

“A propriedade permaneceu sob análise da secretaria, pois pertencia à linha férrea. Depois que houve a privatização, a legislação ficou mais complexa. Por isso a dificuldade”,explicou. Desde 2010, a Codesp planeja utilizar a área, que tem o tamanho de quase 62 campos de futebol. Em junho daquele ano, a antiga Rede Ferroviária Federal S.A. destinou o espaço à Autoridade Portuária. Entraves judiciais impediram o início dos trabalhos naquela ocasião.

Ainda sem definir se o espaço ficará sob os cuidados da iniciativa privada, por meio de um possível arrendamento, a estatal emitiu uma nota na noite de ontem garantindo a finalidade do novo pátio. “É o único com essa dimensão disponível no entorno da Margem Direita do Porto de Santos para implantar um estacionamento de caminhões”, informou. Atualmente, há dois pátios reguladores à disposição dos caminhoneiros e dos terminais portuários, ambos em Cubatão.

O Ecopátio, com 443 mil metros quadrados, tem capacidade para receber 1.500 veículos parados (mas até o triplo, se houver rotatividade). O Rodopark, com 50 mil metros quadrados, tem 400 vagas de estacionamento. Até o fechamento dessa edição, a Codesp, por meio da assessoria de imprensa, não soube informar a provável capacidade de armazenagem do novo espaço. Mas relatou que aguarda a liberação oficial do terreno para definir quando ocorrerá o início das obras no local e a gleba passará a ser usada para receber veículos comerciais.

Fonte.: A Tribuna