quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Obras de reconstrução de ponte caída podem iniciar nesta semana


O secretário de Obras de Ribeirão Preto, Abranche Fuad Abdo, e representantes de quatro empresas realizaram  pela manhã de terça-feira (12) uma vistoria na ponte localizada no cruzamento das avenidas Francisco Junqueira e Plínio de Castro Prado, que cedeu no dia 4 deste mês.

De acordo com Abranche, a obra será feita em caráter de emergência e, por isso, não há necessidade de licitação. Estão interessadas na realização do serviço a Leão Engenharia, a Construtora Said, a Spel Engenharia e a Mattaraia Engenharia.

As propostas devem ser entregues até hoje e, segundo a prefeitura, os trabalhos devem começar ainda nesta semana. O secretário, porém, não soube dizer qual o valor a ser gasto na obra.

Ele revelou ainda que a ponte já deve ser adequada às futuras modificações em serviços de macrodrenagem que deverão ser realizados no córrego Retiro Saudoso, que passa embaixo da ponte danificada neste mês.

Para aumentar a capacidade de escoamento de águas pluviais, ele contou que o canal do córrego será modificado ao longo da avenida.

"Futuramente, [o canal] será rebaixado e alargado, para aumentar a capacidade, portanto, já vamos adequar a ponte para que, no futuro, ela não precise ser refeita", comentou Abranche.

Ele diz ainda que a nova estrutura da ponte será mais forte e resistente e que as obras devem ser concluídas entre 90 e 120 dias.

O projeto para aumentar a capacidade de drenagem será concluído neste ano.

Empresa ainda fará serviços em mais uma ponte

A empresa que apresentar a melhor proposta para consertar a ponte entre as avenidas Francisco Junqueira e Plínio de Castro Prado, em Ribeirão, que cedeu no dia 4, também deverá fazer reparos na ponte da rua Angélica.

O secretário de Obras, Abranche Fuad Abdo, diz que a construtora fará serviços de contenção no barranco que sustenta essa outra ponte, também no cruzamento com a Francisco Junqueira. "Há uma trinca [espécie de fenda], e precisa ser concretada", informou.

Problemas em estruturas de pontes foram expostos após os danos ocorridos no dia 4 de novembro.
Matéria publicada pela Folha três dias após o acidente, mostra que, segundo engenheiros, falta manutenção nas pontes de Ribeirão Preto.

Fonte: Folha de S.Paulo