terça-feira, 27 de março de 2012

Óleo diesel ecológico é raridade em Rio Preto


Donos de caminhões e picapes movidas a diesel estão tendo dor de cabeça na hora de abastecer. Isso porque o diesel ecológico, o chamado S-50, é raridade na cidade.
Por lei, todos os veículos lançados a partir de 2012 saem de fábrica com o motor projetado para receber esse tipo de diesel. O problema é que dos 156 postos de combustíveis de Rio Preto, apenas um oferece o diesel com baixo teor de enxofre.

Os veículos mais antigos, com motores fabricados antes de 2011, podem ser alimentados tanto com o diesel S-50, quanto com os demais. Entre os benefícios estão o melhor desempenho do motor, a redução em cerca de 80% da emissão de poluentes em relação ao combustível tradicional.

Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo|), até 2014 o diesel tradicional será extinto e todos os postos devem se habilitar para revender o novo produto. "Além de melhor desempenho, manutenção do veículos, com melhoria na ignição, os carros circulam de acordo com as normas ambientais", diz nota da ANP.

Por não ter concorrência, o motorista paga mais caro na hora de abastecer. O diesel ecológico custa R$ 2,05 e o tradicional sai por R$ 2,00, em média.

Demora /O presidente da Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo) de Rio Preto, Roberto Diniz Uehara, diz acreditar que os postos irão demorar para disponibilizar o combustível menos poluente.

“Vai demorar para ‘pegar’. Esse diesel não tem frota para atender. A maioria dos postos optou em continuar sem vender”, afirma. Apesar de estar em falta, o presidente do Sincopetro faz um alerta para quem tem picapes e caminhões fabricados em 2012. “Motorização nova não pode receber outro tipo de combustível se não for o S-50. O motor não está preparado e pode causar um prejuízo muito grande”, diz Uehara.

Ernesto dos Santos, gerente de um posto na marginal da rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), diz que os prejuízo ao motorista que usar o combustível errado pode ficar em cerca de R$ 20 mil. “As caminhonetes e caminhões novos não foram fabricados para o diesel convencional. Se der um problema no motor o custo é de aproximadamente R$ 20 mil”, afirma.

O uso do diesel tradicional em veículos 2012 também provoca aumento das emissões, entupimento do catalisador e do filtro, a formação de depósitos e maior gasto no consumo do combustível.
Rio Preto recebe 2 mil novos veículos a diesel a cada ano

Por ano em Rio Preto são emplacados cerca de 2 mil novos veículos movidos a diesel, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). No ano passado, havia 26,3 mil veículos a diesel em Rio Preto (7,3 mil caminhões e 19 mil caminhonetes). Em janeiro deste ano, a frota subiu para 28,6 mil (7,7 mil caminhões e 20, 9 mil caminhotes).

Em todo o estado de São Paulo, a frota de caminhões é de 611, 2 mil, segundo último levantamento do Denatran. Apesar de a cidade contar com apenas um posto que vende o S-50, as vendas de veículos movidos a diesel não caíram. “A procura está grande. Precisam aumentar o número de postos por conta da demanda maior. Por enquanto acredito que estão dando conta”, disse José Francisco Abilel Junior, gerente de vendas da Faria Veículos.

O número de veículos abastecidos também tem aumentado. Ernesto dos Santos, gerente do posto Chiesa, na marginal da rodovia Assis Chateuabriand (SP-425), único que vende o S-50 em Rio Preto, diz que as vendas também aumentaram. “O óleo é mais limpo que o S-1.800 (diesel convencional). Em média, vendemos dois mil litros por dia”, afirma.

Fonte: Diário de S.Paulo