quarta-feira, 21 de março de 2012

Congonhas: Prefeitura libera Av. JK e interdita Praça dos Bancos para obras


Seis meses após o início da obra de requalificação, o prolongamento da Av. JK pela Praça JK está pronto e volta a ser utilizado por pedestres, que ganham calçadas largas, e por veículos leves e ônibus coletivos urbanos, além de caminhões. Estes devem possuir peso bruto máximo de 10 toneladas de carga e comprimento máximo de 7 metros. As obras avançam no interior da área de convivência. A Praça Mário Rodrigues Pereira, que fica do lado, é fechada também para requalificação.

Os veículos pesados acima desta capacidade somente poderão trafegar na Avenida JK até o semáforo da esquina com a Rua Altary de Souza, seguindo a Bias Fortes, com retorno obrigatório.A Av. Marechal Floriano volta a ter o sentido Centro/Rodoviária. A mão dupla entre as ruas Padre Alcides e da Saudade deixa de existir. A Rua Pacífico Homem Jr. volta a ter "mão inglesa".O ponto de táxi central retorna para a Av. JK, em frente ao Banco Itaú.

Veículos pesados:

Ônibus e caminhões com peso acima de 10 toneladas ou com comprimento acima de 7m com destino à Matriz, Praia, Centro ou mineradoras que partem da Av. JK, entram na Rua da Saudade (à direita), seguem pela Av. Padre Leonardo (à esquerda), no sentido Hospital Bom Jesus, sobe a Rua Padre Antônio Correa, no sentido Matriz, vai pelas ruas Barão de Congonhas, Barão de Eschwege, desce pelas ruas São Luiz, Hematita, Sabará, passar pela rotatória (e pela ponte), Rua Santo Antônio (à direita) e Av. Coletora.

Veículos pesados que transitam pela Avenida JK com destino ao pontilhão próximo à Ladeira Bom Jesus devem acessar (à esquerda) a Rua Altary de Souza, passar pela ruas Bias Fortes, Vigário Higino, São José, Odorico Martins, Dom Muniz e Pontilhão da MRS.

Para seguir para o Bairro Dom Oscar, os veículos devem descer da Matriz para a Av. Getúlio Vargas na altura da Escola Barão de Congonhas.

Pontos de ônibus do coletivo urbano:

O ponto de ônibus da Av. Marechal Floriano (no sentido UPA (Policlínica)) volta para a Praça JK. Já o ponto da Rua Dom Muniz, próximo à ASAPEC, (no sentido Rodoviária) volta para a Av. Marechal Floriano, em frente à feira coberta.

Veículos de carga destinados ao comércio local e ônibus de fretamento:

Os veículos de carga devem entrar pela Av. Contorno (na Rodoviária) passar pelas ruas Mauá, Capitão Olímpio, Barão de Congonhas, Barão de Eschwege, São Luiz, Hematita, Sabará e, na rotatória da ponte, seguir pela Rua Santo Antônio (à direita) até a Avenida Coletora.

Para atendimento ao comércio da Praça Mário Rodrigues Pereira, será utilizado o espaço demarcado na Rua Monteiro de Castro, acrescido do estacionamento reservado às motos, que é de aproximadamente 25 metros.

Para atendimento ao comércio da Praça JK, um espaço foi reservado no início da Av. Presidente Getúlio Vargas. É importante observar a sinalização de acesso às mineradoras. Continua expressamente proibido o trânsito de veículos acima de 10 toneladas de carga a partir do semáforo da JK. O trajeto a ser seguido deverá ser o acesso Norte à BR-040 pela Av. Michael Pereira no bairro Campinho.

Fonte: Correio da Cidade